Pesquisar
Close this search box.
/
/
Carrefour vê efeitos de digitalização e registra aumento de 43% no lucro líquido em 2020

Carrefour vê efeitos de digitalização e registra aumento de 43% no lucro líquido em 2020

Rede ressalta importância de sistema omnicanal e aceleração de vendas online

O Carrefour registrou um crescimento de 43,1% no lucro líquido em 2020 em comparação com 2019, conforme divulgação do balanço dos dados do grupo nesta quinta-feira (18). A alta é em grande parte atribuída à guinada digital do ecossistema da companhia, que engloba os negócios de Varejo, Atacarejo e o Banco Carrefour.

De acordo com o empresa, o avanço no sistema ominicanal teve grande papel nos resultados positivos como um todo. As vendas online do Atacadão, por exemplo, aumentaram 142% em seis meses de operação, ao passo que o Banco Carrefour teve alta de 157% no número de novas contas via canais digitais só no último mês do ano passado.

Além do lucro líquido de R$ 2,75 bilhões em 2020, o Carrefour registrou R$ 74,8 bilhões em vendas, em um incremento de 22,2% diante de 2019. Na comparação trimestral, o lucro foi de R$ 886 milhões no último período de 2020 (+31,1).

Em termos de vendas, foram registrados R$ 22 bilhões – um crescimento de 26,8%.

Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, diz que o forte crescimento nas vendas e o fluxo de caixa expressam a força do sistema omnicanal da rede, além dos avanços em medidas sustentáveis e de gerenciamento de crise.

Vendas online

Os R$ 7 bilhões de lucro bruto do Atacadão em 2020 (+19,4) foram em boa parte impulsionados pela recém-lançada operação online, que desde outubro último integra o canal de vendas online do próprio Atacadão e a operação de marketplace, com mais de 300 parceiros de atacado. Lançada inicialmente em São Paulo, a plataforma expandindo o raio de atuação entre mais municípios brasileiros desde então.

Outro destaque que justifica o desempenho nas vendas eletrônicas é o novo aplicativo “Meu Carrefour”. Lançado em novembro e com o novo programa de fidelidade da rede incorporado, o app registrou mais que o dobro de usuários em relação a versão de outubro, representando 75% dos clientes recorrentes em lojas físicas. O novo aplicativo já resulta em um aumento no engajamento do cliente, segundo o Carrefour, e o gasto médio de clientes existentes que alcançaram a terceira moeda no programa (clientes com o maior nível de recorrência) aumentou mais de 100% em novembro e 90% em dezembro.

O crescimento sequencial de 142% nas vendas online de alimentos, segundo o Carrefour, mostram a escalabilidade e a força deste canal, que contou com parcerias de operadoras de serviço de entrega em 12 Estados do País, correspondendo a 25% das lojas do Atacadão.

Além do Atacadão, o Carrefour viu suas vendas brutas no varejo totalizarem R$ 5,7 bilhões no quarto trimestre de 2020, enquanto o lucro bruto consolidado foi de R$ 1,4 bilhão ou 24,9% das vendas líquidas, aumento de 11,7%, como resultado de acertos em promoções, ganhos de eficiência e melhor contribuição do e-commerce. O segmento alimentar manteve a tendência vista ao longo do segundo e terceiro trimestres, de avanço de 14,2%, enquanto o não-alimentar avançou 12,2% também no último trimestre.

Ferramenta de gerenciamento de lealdade

Em anúncio de seu desempenho, o Carrefour frisou o papel do e-commerce por meio do NPS – uma ferramenta de gerenciamento que pode ser usada para avaliar a lealdade dos relacionamentos com clientes de uma empresa. A ferramenta, que serve como uma alternativa à pesquisa tradicional de satisfação do cliente, atingiu seu nível mais alto do ano a partir do segundo trimestre, subindo 90% em relação a 2019.

O GMV (volume bruto de mercadorias referente a todas as vendas online) também sinalizou a força o e-commerce do grupo, já que seus níveis elevados demonstraram uma tendência duradoura nos hábitos de compra dos clientes. A nova plataforma de e-commerce do Varejo, que foi aperfeiçoada para atender às necessidades do e-commerce alimentar e não-alimentar, contribuiu para o desempenho do NPS, por exemplo.

Investimentos em ESG

Ao comentar sobre os números, Prioux enfatizou as medidas do grupo para reforçar as estratégias ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), mencionando iniciativas para combater o racismo estrutural do País e ações do grupo voltadas à sustentabilidade.

“Em nosso implacável esforço para avançar nas iniciativas ESG, aprendemos importantes lições do trágico evento ocorrido em novembro uma de nossas lojas em Porto Alegre. O Carrefour está agora comprometido em implementar uma das mais abrangentes série de medidas de forma a enfrentar o racismo estrutural no Brasil”, diz o CEO.

Em relação a atividades voltadas à sustentabilidade, o Carrefour possui ações de política de desmatamento zero – recentemente se tornou a primeira companhia a participar do programa federal “Adote um Parque” -, investimentos em economia circular e ecoefiência (com gestão de resíduos e mudança para embalagens sustentáveis) e combate ao desperdício de alimentos, com meta de redução de 50% até 2025.


Por dentro dos números do Carrefour

  • Aumento de 43,1% no lucro líquido em 2020, totalizando R$ 2,75 bilhões
  • R$ 74,8 bilhões em vendas, em um incremento de 22,2% diante de 2019
  • O Atacadão teve R$ 7 bilhões de lucro bruto em 2020
  • 75% dos clientes recorrentes em lojas físicas usam o app “Meu Carrefour”
  • 142% de crescimento sequencial nas vendas online de alimentos
  • As vendas brutas no Carrefour totalizam R$ 5,7 bilhões no quarto trimestre de 2020

+ Notícias

12 tendências que podem reinventar o consumo em 2021

Perfil de liderança: saiba quais são as novas características exigidas


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]