A rede de vestuário, calçados, bolsas e acessórios Carmen Steffens teve em 2014 um aumento de 140,9% em seu número de lojas e foi a varejista que mais se expandiu no ano passado, de acordo com o Ranking NOVAREJO Brasileiro, divulgado nesta semana em São Paulo. Segundo o levantamento, que avaliou as 200 maiores empresas do varejo nacional e é uma iniciativa do Centro de Inteligência Padrão (CIP) em parceria com a Serasa e o Insper, a Carmen Steffens foi seguida por Le Biscuit e Burger King nesse quesito.
A lista do top 10 conta ainda com Lojas Havan, Del Moro Supermercados, Óticas Carol, CSD, Irmãos Boa Supermercados, Side Walk e Camicado. Uma lista bastante diversa, tanto em setores quanto em modelos de negócios.
Para a realização do Ranking NOVAREJO Brasileiro, que permite a realização de cruzamentos e análises relevantes para o mercado, foram identificados e utilizados os principais segmentos do varejo, por sua relevância no faturamento do mercado e pela presença de pelo menos cinco players relevantes. ?Isso acontece porque, sem a presença de cinco players relevantes, não seria possível cumprir o principal objetivo deste estudo, que é prover o mercado de análises e insights inéditos?, comenta Aline Tobal, gestora do Centro de Inteligência Padrão (CIP). Por isso, o ranking não prioriza somente o tamanho das empresas, garantindo que cada segmento seja representado por, no mínimo, seus cinco maiores players, mesmo que eles não fossem tão representativos em termos de tamanho para o varejo geral.