/
/
Canais em transformação total

Canais em transformação total

Os canais de distribuição de marketing mais plurais impõem desafios às empresas que necessitam repensar suas estratégias, sobretudo seu Go to market

Após dois anos do início da pandemia pudemos observar mudanças significativas nos hábitos dos consumidores que passaram a ser mais digitais para satisfazer suas necessidades do dia a dia, para fazer conexões sociais, exercer suas atividades profissionais, consumir serviços e produtos. Nesse contexto nota-se o desenvolvimento de diversos canais de marketing, que foram adotados para prover acesso fácil aos clientes.

Promova o conhecimento sobre a evolução dos canais de marketing e sua importância na jornada phygital

A fragmentação dos canais possibilita que os shoppers escolham o formato de sua preferência segundo sua ocasião de consumo. Em fevereiro, no evento Pós-NRF 2022, organizado pelo Popai na Apas em São Paulo, Caio Camargo apresentou um infográfico de Lee Peterson da WD Partners, que demonstra a complexidade dos canais no momento atual, como social, delivery, dark stores, direct to consumer, lojas físicas, metaverso, e-commerce, mobile e livestream.

Canais de marketing e vendas. Fonte: Pós-NRF 2022 – Popai/Apas 2022 – original de Lee Peterson

É importante ressaltar que as opções de canais se estabelecem de maneira distinta de acordo com o segmento de mercado e público-alvo. Os canais devem se complementar, pois os consumidores demandam essa integração. Porém, há um tema recorrente nos estudos de mercado que aponta a insatisfação dos consumidores com relação a falta de uma integração omnichannel.

Leia mais: Do e-commerce ao marketplace, é preciso ser omnichannel

Segundo uma pesquisa realizada pela Mind Miners em agosto de 2021, denominado Retail E-commerce 2021, a omnicanalidade ainda encontra muitas barreiras e os consumidores nem sempre têm uma experiência fluida na jornada phygital. A falta de visão do cliente como único pelos diversos canais de uma empresa causa muitos atritos aos consumidores e prejudica tanto a avaliação das companhias como os próprios resultados.

A melhoria da experiência do cliente deve ser prioridade nas empresas, impacta produtividade e isso fica evidente em diversos cases já conhecidos por todos, como na Disney, Apple, Amazon, etc.

Um estudo robusto publicado pela Zendesk em julho /agosto de 2021, denominado CX Trends 2022, foi realizado com líderes de empresas e consumidores. A pesquisa evidencia o foco estratégico do CX como prioritário em 2022, 56% dos lideres pretendem impulsionar a experiência dos clientes. Vide gráfico a seguir:

Fonte: Zendesk CX Trends 2022

Os canais mais plurais impõem desafios às empresas que necessitam repensar suas estratégias, sobretudo seu Go to market. A definição do papel estratégico de cada canal e sua necessária integração no modelo omnicanal devem levar em consideração a ocasião de consumo, a jornada phygital com seus pontos de contatos, e sobretudo, a experiência do cliente.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Artigos

Qual é o futuro das atividades de Marketing, Trade e Vendas?

Inteligência analítica? Sim todos precisam!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]