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Caminhos divergentes

Caminhos divergentes

Teradata e Forbes revelam que para 74% das empresas TI e Marketing não são parceiros

A capa da edição 37 da revista NOVAREJO levantou um assunto essencial para o varejo de nossos dias: o intrincado diálogo entre varejistas e empresas provedoras de tecnologia. Pois é justamente o que mostra um estudo gerado a partir da parceria entre a Teradata Corporation e a Forbes Insights. Direcionado à CMOs e outros executivos sênior da área de marketing, pesquisa recebeu o nome de ?Quebrando os silos de marketing: a chave para alcançar a satisfação do cliente e melhorar seus resultados?.

A revelação foi que, apesar de o alinhamento intersetorial ser muito falado e posto em pauta, ainda é pouco colocado em prática nas companhias, tornando-se um verdadeiro desafio para os líderes de marketing. Com uma rápida busca no dicionário, é possível entender porque a palavra ?silo? foi a palavra escolhida para intitular esta pesquisa.

Silo é uma cova ou construção cilíndrica, fechada hermeticamente com terra, papel grosso, plástico para preparação e armazenamento de cereais. Dos entrevistados na pesquisa, 74% disseram que Marketing e TI não trabalham como parceiros estratégicos.

Para a Teradata e a Forbes, uma parte do que impediria esta integração são os ?silos? existentes dentros dos próprios departamentos de marketing que seriam, por sua natureza, segmentada entre publicidade, relações públicas, pesquisas de indústria e mercado, marketing digital, marketing de relacionamento e comunicação corporativa, por exemplo.

Segundo as realizadoras do estudo, é justamente essa divisão que pode ?desmotivar os empregados, criar tensões, enfraquecer a satisfação do cliente, reduzir a eficiência e aumentar os custos, e corroer os resultados?. Mas a pesquisa foi mais a fundo e questionou como os CMOs de nosso tempo poderiam fomentar um departamento de marketing coesivo, criativo e integrado, que entregasse um melhor produto e uma mensagem mais eficiente aos clientes.

Para a CMO da Teradata Marketing, Lisa Arthur, os líderes devem enfocar o tema sob um ?prisma estratégico, voltado a dados, criando uma cultura que unifica a tomada de decisão, focando especificamente na experiência do cliente?, como afirmou em nota.

?Quebrar os silos é um passo crítico para alcançar sucesso em marketing focado em dados, e esperamos que essa nova pesquisa ajudará os líderes de marketing, em nível mundial, a eliminar o problema?, complementou Lisa.

Baixe aqui a pesquisa e o infográfico da Teradata e Forbes Insights

Leia a edição completa da edição 37 da revista NOVAREJO

Leia mais:

Capa: Varejo de um lado… Fornecedor de outro?

Tecnologia para experiência de marca

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