/
/
Caminhe com as próprias pernas

Caminhe com as próprias pernas

A torneira em Brasília continuará seca por muito tempo. É hora de olhar para o próprio negócio e ser mais eficiente

* Por Renato Müller

Ao longo da última década, ao mesmo tempo em que o varejo crescia a taxas duas, três vezes superiores à do PIB, criava-se um círculo vicioso que se tornou mais intenso após a ?marolinha? de 2008. O governo, de forma aparentemente aleatória, ou talvez respondendo a lobbies mais eficazes, desonerou determinados segmentos de mercado sem levar em conta o possível impacto sobre a cadeia de valor como um todo. Ao mesmo tempo, empréstimos de pai para filho para determinadas empresas, na tentativa de criar ?campeões nacionais?, se revelaram um desastre. Hoje vemos, nas contas públicas, o péssimo resultado dessa política…

Por isso vem em bom momento a declaração feita pelo Ministro da Fazenda Joaquim Levy na sexta-feira (05/06), quando foi oficializado o novo modelo de concessão de empréstimos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pelas novas regras, a tomada de recursos atrelados à TJLP (taxa de juros a longo prazo) por grandes empresas passa a estar condicionada à emissão de debêntures ou outros papeis no mercado.

Levy mostrou que o rei está nu ao afirmar que o modelo de estímulo ao investimento com base em crédito barato está ultrapassado. E o Ministro colocou o dedo na ferida: ?ainda há apreço atávico de inúmeros setores por mecanismos de financiamento do passado?, disse. E é aí que o varejo entra nessa história.

Inúmeras vezes ao longo dos últimos anos uma comitiva de varejistas foi ao Planalto buscar benesses. Isenção de impostos em determinadas categorias, com validade estendida mais de uma vez, e pedidos contínuos de mais vantagens. Por mais que a articulação política seja necessária para dar ao setor que mais emprega no País a relevância que ele merece, pedir ajuda ao governo a cada soluço da economia nem de longe é uma solução decente.

Pois bem: essa torneira fechou. O governo não tem mais dinheiro e ficará muito tempo sem ter. Estimativas do FMI apontam que neste ano as contas públicas devem ser negativas em 5,29% do PIB, número que deverá cair pela metade em 2020. Ainda assim, as contas não fecharão nos próximos anos.

Nesse cenário, só se pode esperar arrocho vindo de Brasília. É mais fácil resolver a crise hídrica. Assim sendo, é hora de olhar para a própria operação, estruturar processos, ser mais produtivo e buscar mais eficiência. A saída para o buraco do País está na capacidade de cada empresário, executivo e profissional em fazer mais e não se deixar abater pelo mar de más notícias.

Não à toa, a edição 2015 do Brazilian Retail Week, principal congresso de varejo do País, que o Grupo Padrão realizará entre 27 e 30 de julho em São Paulo, tem como tema ?A força da eficiência?. Já víamos, há 12 meses, que essa seria a tônica do mercado neste ano, e desenvolvemos uma grade de palestras, plenárias e debates riquíssima: mais de 140 palestrantes e executivos de alto nível trazendo o dia a dia e a realidade do varejo. Muita troca de conhecimento e grandes oportunidades de relacionamento com quem toma decisões no setor.

* Renato Müller é Editor da plataforma NOVAREJO

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]