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C&A e a transformação em programas de fidelidade

C&A e a transformação em programas de fidelidade

Empresa comemora os 25 milhões de clientes no programa C&A&VC; entenda como a marca tem mudado o jogo sobre fidelização no varejo

Fidelidade é algo muito desejado pelas marcas, mas também desafiador. Além de um comportamento de consumo de acordo com o momento, a quantidade de ofertas similares e a disputa pelo cliente, têm levado as marcas a repensarem suas estratégias para programas de fidelidade.

Nesse caminho a C&A entende que o cliente vê vantagem em programas que ofereçam otimização de gastos e a transformação de pontos em vantagens e experiências que atendam às suas necessidades atuais.

Foi com essa ideia de mudar o jogo sobre programas de fidelidade que a C&A, lançou em 2018, o C&A&VC. Um programa com a missão aproximar e emplacar ações importantes e significativas, que firmam o elo entre marca e consumidores.

Mais recentemente, o C&A&VC firmou uma parceria com a Stix, ecossistema de programa de fidelidade do varejo brasileiro, juntando-se a marcas como Pão de Açúcar e Drogasil. Agora, já são 25 milhões de clientes inscritos no programa da marca.

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Fidelidade é ter as melhores experiências

Com o foco em gerar experiências memoráveis, e fugir do tradicional, nesses 5 anos de programa C&A&VC, a marca criou uma série de ações. Uma delas foram os níveis de experiência dentro do programa.

Os clientes que fazem parte do nível “Curte”, têm 10% de desconto logo após o cadastro no programa e são informados em primeira mão sobre as liquidações. Vale mencionar que todos os consumidores registrados, mesmo que não comprem nada, estarão automaticamente neste primeiro nível.

Ao mudarem para o próximo nível, “Adora”, os consumidores acumulam as vantagens do primeiro nível e ainda ganham uma surpresa no mês do aniversário. Além disso, têm acesso à pré-venda antecipada e ao bate-papo com o estilista da C&A.

Já no último nível, “Ama”, o cliente tem direito à fila expressa nas lojas físicas, embalagem de presente grátis de acordo com o número de peças compradas e provador com limite de produtos dobrado.

Conexão alcançada

Com essas ações a C&A conquistou mais de 1 milhão de clientes em apenas 4 meses de existência do programa. Hoje, conta com 25 milhões de inscritos.

O programa é válido em todos os canais da C&A, seja para lojas física ou e-commerce e é totalmente gratuito. Além disso, é o único programa de relacionamento das redes varejistas que não está vinculado ao cartão da loja – mas, se o cliente preferir, ele estende os benefícios adquirindo o cartão digital C&A Pay.

Mariana Moraes, head de Marketing da C&A (foto: Paulo Pompéia)

Mariana Moraes, head de Marketing da C&A, entende que o consumidor mudou e a C&A está em sintonia com esse comportamento. “Ele tem altas expectativas em relação à qualidade, vantagens oferecidas, opções de escolha e serviços, independentemente do canal de compra que esteja. Por isso, a C&A busca cada vez mais estreitar a relação com seus clientes, entendendo suas necessidades”, pontua.

A executiva salienta que todo o sucesso do C&A&VC é a prova de que a conexão da marca com seus clientes foi alcançada.

“Prova que o processo de compra e benefícios elaborados pela marca tem sido bem aceito. Além disso, é esse relacionamento próximo, com calor humano que nos diferencia da concorrência”, completa Mariana.

Construção,  futuro e parceria Stix

Sobre o início do programa, Mariana Moraes, conta que o C&A&VC nasceu com a missão de prover experiências e interações personalizadas para as clientes de acordo com seu nível de transação e interação com a C&A. “Queríamos gerar maior conexão e relevância, focando principalmente na identificação destes clientes”, revela.

Mariana afirma que o programa passa agora por uma revisão estratégica ao longo de 2023. “Ele trará mais benefícios tangíveis e adequados a necessidades dos clientes, estimulando um engajamento cada vez maior com a C&A”, frisa a executiva.

O primeiro passo foi o aumentou do leque de benefícios e vantagens oferecidos, ao firmar parceria com a loyaltech Stix. Com o acordo, os participantes do programa de fidelidade Stix e clientes cadastrados no programa C&A&VC terão a possibilidade de juntar pontos Stix em suas compras nas lojas físicas da rede, e resgatar em compras na marca. A parceria começa a valer no segundo semestre de 2023.

“Além de oferecer novas experiências e vantagens, o principal diferencial da parceria é oferecer um mix entre descontos e experiência em compras aos clientes da C&A nas demais parceiras do programa Stix”, conclui Mariana.



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