As empresas do comércio buscaram mais crédito em maio, segundo dados da Serasa Experian. Na comparação com maio de 2015, o crescimento foi de 11,8%. O aumento também foi verificado em relação a abril, de 12,8%. Na análise do acumulado do ano, de janeiro a maio, a busca por crédito por parte do comércio cresceu 5,1%.
Entre os demais setores, essa busca também cresceu, mas em proporções menores. A demanda da indústria foi 5,9% maior, em relação a maio de 2015, e Serviços demandou 11,6% mais crédito na mesma base comparativa.
Na média geral, as empresas elevaram o apetite por crédito em maio: o crescimento foi de 11,1% na relação com maio; 12% na comparação com abril; e houve queda no acumulado de janeiro a maio.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a maior quantidade de dias úteis em maio, tanto em comparação com abril quanto maio do ano passado, e a melhora gradual dos níveis de confiança dos empresários impulsionaram a procura das empresas por crédito durante o quinto mês do ano.
Na análise por porte, novamente, as Micro e Pequenas Empresas demandaram mais. O aumento foi de 12,1% em relação a maio de 2015 e de 12,6% na comparação com abril.
Tanto as médias como as grandes empresas demandaram menos: houve queda de 7,3%, entre as médias, e de 5,1%, entre as grandes, na comparação com maio do ano passado.