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Busca do consumidor por crédito cai 6,8% em julho

Busca do consumidor por crédito cai 6,8% em julho

Indicador da Serasa Experian abriu o segundo semestre em queda; para especialistas, inflação é o principal motivo

Há más notícias para o cenário de crédito no Brasil. Os dados divulgados pela Serasa Experian, obtidos por meio do Indicador da Demanda do Consumidor por Crédito, mostrou que houve queda nos números no início do semestre.
Em comparação com julho de 2015, o Indicador apresentou um recuo de 6,8%. Além disso, a quantidade de pessoas que buscou crédito em julho de 2016 caiu 5,3% em relação a junho deste mesmo ano. A Serasa Experian mostra, também, que no acumulado do ano – até julho de 2016 – a demanda do consumidor exibiu fraco crescimento de 1,7% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para os economistas da Serasa Experian, a inflação alta – puxada por alimentos –, os juros em elevação e o desemprego crescente continuam desestimulando os consumidores a assumir novos compromissos relativos a crédito. Os especialistas apontam ainda que esses fatores negativos têm sido relevantes apesar de discretas melhoras recentes no grau de confiança dos consumidores.

Quem mais sofre?
De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, considerando a comparação com o mês anterior, a maior retração na demanda por crédito ocorreu na baixa renda. Entre os consumidores que ganham até R$ 500 mensais, a queda foi de 6,7%.

Por outro lado, entre os consumidores que ganham de R$ 500 a R$ 1.000 por mês, o recuo foi de 5,3%. Para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais, a queda em julho de 2016 foi de 5,1%, idêntico resultado para os que recebem entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês. Para os consumidores que possuem um rendimento mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000, a queda na demanda por crédito neste mês foi de 6,0%. Por fim, houve um recuo de 6,4% para os consumidores com rendimentos mensais superiores a R$ 10.000.

Considerando o acumulado do ano até o sétimo mês de 2016, com exceção da faixa de menor renda, a busca do consumidor por crédito subiu em todas as demais faixas de renda em relação ao mesmo período de 2015.

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