Nos últimos anos as vendas de produtos de luxo de segunda mão vêm crescendo, em média, 12% ao ano em nível global, contra 3% dos produtos novos. As informações são do estudo Why Luxury Brands Should Celebrate the Pre-Owned Boom, do Boston Consulting Group (BCG).
A pesquisa foi realizada com 12 mil consumidores em dez países: Alemanha, Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.
Segundo a análise, os mercados não se tratam de concorrentes, já que a maior parte dos entrevistados (71%) afirmam que jamais teriam adquirido o mesmo produto em primeira mão, enquanto outros consumidores (57%) afirmam que, após experimentar a marca, consideraram comprá-la novamente por meio de um produto novo.
“O primeiro grande motor de crescimento por trás do aumento das vendas em segunda mão é a capacidade de os clientes de obter acesso a itens de luxo a preços acessíveis. A compra e venda no mercado usado permite que esses consumidores aumentem sua renda disponível, limitando seu custo total de propriedade (TCO). Cerca de 96% dos compradores da pesquisa coletiva do BCG-Vestiaire dizem que compram itens em segunda mão, em parte porque procuram bons negócios”, diz o artigo.
Millennials e a Geração Z dominam o cenário
O mercado de brechós de luxo movimentou US$ 25 bilhões em 2018. Até 2021 estima-se que o cenário atinja US$ 36 bilhões, representando cerca de 9% de todo o mercado de luxo.
A maior parte do crescimento dos brechós vem das vendas online, responsáveis por 25% do mercado. Os maiores consumidores são os Millennials e a Geração Z, público que vem se preocupando cada vez mais com os impactos ambientais da indústria da moda.
Segundo a pesquisa, o mercado de segunda mão é uma maneira poderosa das marcas de luxo se aproximarem de potenciais clientes primários futuros.
Diante disso, os varejistas digitais estão mudando o perfil do comércio de produtos de segunda mão – hoje as vendas online estão mais estruturadas e oferecem catálogos com mais transparência para o consumidor.
“O mercado secundário sempre foi um marco no mundo do luxo para clientes que não têm acesso ao mercado primário. As vendas online aceleraram esse efeito, à medida que mais e mais clientes que um dia podem se tornar clientes de luxo do mercado primário descobrem que ela oferece uma avenida para mercadorias que eles não pensavam que poderiam pagar“, expõe o estudo.
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