Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasileiros e smartphones: um caso de amor que supera crises

Brasileiros e smartphones: um caso de amor que supera crises

Análise do eMarketer mostra que, pelo menos por enquanto, crise não afetou segmento de smartphones e o número de usuários deve chegar a 64 milhões em 2016

A crise econômica afeta diversos segmentos no Brasil. Mas esse “tumulto econômico” não parece ter impactado significativamente o mercado de smartphones. Claro que essa situação pode mudar, se as condições continuarem a piorar. Mas, por enquanto, o brasileiro continua apaixonado pelos seus aparelhinhos mágicos. Pelo menos é o que conclui uma análise realizada pelo eMarketer, empresa de análise de dados digitais.

O relatório “Mobile Brasil 2016: Previsões e Tendências” aponta que o Brasil começou a investir em melhorias de rede por causa da Copa do Mundo de 2014 e continuou investindo para as Olimpíadas Rio 2016. Como resultado, o número de conexões 2G no país caiu drasticamente, enquanto conexões 3G e 4G cresceram rapidamente.

Até recentemente, a crescente classe-média brasileira aproveitou bastante essa melhoria de infraestrutura. Em 2014, a audiência da internet mobile aumentou 32,8%. Este valor está entre as maiores taxas de crescimento do mundo, segundo estimativas do eMarketer.

Mas há sinais que a situação econômica do Brasil desacelerou o crescimento mobile ou mesmo reverteu alguns dos ganhos nos anos recentes. É difícil, no entanto, apontar o quanto esse setor foi afetado por fatores econômicos, dada a escassez de informações e os longos atrasos nos dados oficiais (por exemplo, dados importantes do governo sobre 2014 ainda não haviam sido publicados em Abril de 2016).

O eMarketer estima que o número de usuários de smartphones deve atingir um total de 64 milhões em 2016, os mais altos entre outros países na América Latina, rastreados pela empresa. O número de usuários irá crescer até 17,9% este ano e cairá para porcentagens de um único dígito lá para 2019, conforme o mercado vai se saturando.

Uma variedade de fonte de dados aponta para crescimento móbile, apesar das incertezas econômicas. Globalmente, o Brasil é atualmente o 5º maior mercado de smartphone, atrás da China (531,7 milhões de usuários), Índia (223,6 milhões), EUA (207 milhões) e Indonésia (65,2 milhões), segundo estimativas do eMarketer.

Marcas preferidas de smartphones

Por causa dos altos impostos e do famoso “Custo Brasil”, a maior parte dos fabricantes de smartphones oferece uma vasta variedade de devices, com preços diversos.

A sul-coreana Samsung construiu a liderança como a top fabricante no país, graças á grande variedade de aparelhos com preços razoáveis. Em uma pesquisa de 2015 da Mobile Marketing Association (MMA), conduzida pela Milward Brown e Netquest, mais de 1/3 dos usuários de mobile entre os 14 e 55 anos citaram a Samsung como a marca do seu primeiro smartphone. A Motorola e a LG, que também têm modelos variados, apareceram em segundo (21%) e terceiro (15%) lugares, respectivamente.

A Apple ganhou apenas 13% desta fatia. A empresa pode ver um declínio da sua fatia de mercado pela competição com os aparelhos de baixo custo.

Sem surpresa, Android é o sistema dominante no país. De acordo com o MMA, 78% dos usuários possuíam um dispositivo Android.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]