No dinamismo do comércio moderno, onde as escolhas são diversas e as oportunidades de economizar se tornaram tão essenciais quanto a qualidade dos produtos, a Semana do Consumidor surge como um período de expectativas elevadas e descontos irresistíveis para os brasileiros. Este evento anual se tornou um momento aguardado pelos clientes, que esperam fazer suas compras com preços mais acessíveis. À medida que as empresas se preparam para o período promocional, as expectativas dos clientes são grandes e têm impulsionado a busca por descontos que não apenas ofereçam economias tangíveis, mas também redefinem a experiência de consumo.
Neste contexto de boas expectativas dos clientes durante os dias que permeiam o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, impulsionou o PicPay a conduzir uma pesquisa que visava entender os hábitos de compra dos brasileiros. Segundo os dados obtidos, 64% dos entrevistados têm a intenção de realizar compras durante este período, com 79,5% deles já fizeram pesquisas prévias para comparar preços dos produtos.
Além disso, o estudo, que coletou mais de mil respostas durante a semana anterior a uma das datas mais significativas para o comércio, mostrou ainda qual será o método de pagamento preferido do brasileiro. Segundo o levantamento, 71,4% dos entrevistados optarão por pagar suas compras com o cartão de crédito, enquanto 22,9% escolherão o Pix como forma de transação.
Os itens mais desejados pelos consumidores incluem roupas, calçados e acessórios (48%), seguidos por eletrodomésticos (39,8%), alimentos e bebidas (37,3%), eletrônicos (35,7%) e itens de farmácia, beleza e perfume (26,4%). Em comparação com 2023, 33,8% planejam gastar mais, enquanto 29,8% pretendem gastar menos. Notavelmente, 36,4% não realizaram compras no Dia do Consumidor no ano anterior.
Em termos de orçamento, 38,3% dos entrevistados planejam gastar entre R$ 1.000 e R$ 2.000, seguidos por 25,5% que planejam gastar até R$ 500, e 22,4% que têm a intenção de investir entre R$ 2.000 e R$ 5.000. Além disso, em comparação com a data em 2023, 33,8% dos consumidores pretendem gastar mais.
“É mais do que uma data no calendário do varejo. É um marco que evidencia o poder dos consumidores em moldar as tendências e exigências do mercado. Por outro lado, os varejistas que conseguem aproveitar ganham em credibilidade e ritmo de vendas o ano todo”, pontua Rita Cunha, executiva do PicPay Shop ao falar sobre a crescente importância da Semana do Consumidor.
Diante desse cenário, a relevância do Dia do Consumidor é evidente, posicionando-se como a quarta data mais importante para os clientes em termos de planejamento financeiro, atrás apenas da Black Friday (54,7%), Natal (46,7%) e Dia dos Pais e Mães (33,7%), superando até mesmo o Dia das Crianças (21,9%).
Quanto aos critérios de compra, mais de 40% dos consumidores priorizam a qualidade do produto, enquanto 29,2% buscam preços mais baixos. Além disso, a confiabilidade da loja, site ou aplicativo (22%) e a possibilidade de cashback ou cupom de desconto (7,9%) também influenciam as decisões de compra.
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