O brasileiro quer proteger mesmo o que tem no bolso. Tanto que vai comprometer os presentes de Natal neste ano. Estudo da Deloitte com 1.000 consumidores de todo o País mostra que eles estão menos propensos a gastar neste ano.
Segundo a pesquisa, a previsão é de que R$ 1,5 bilhão a menos serão gastos com presentes neste ano. No total, serão movimentados aproximadamente R$ 53 bilhões neste Natal. Os consumidores afirmam que os motivos que os levam a esse comportamento são basicamente o foco em economizar e reduzir suas dívidas e a preocupação com a economia do País.
Segundo 41% deles, a situação financeira da família está pior do que no ano passado; em 2014, eram apenas 21% os que indicavam essa condição.
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Neste ano, o gasto com presentes será menor do que em 2014 ? quando foram consumidos R$ 459,85. Hoje, eles pretendem gastar R$ 377,05 ? uma queda de 18%. Seguindo essa tendência, há ainda a diminuição na média de presentes para apenas cinco, frente seis unidades no histórico de edições do estudo.
A economia é o projeto de Natal de todos os consumidores, independentemente de classe socioeconômica: 63% dos entrevistados pretendem gastar menos em compras de presentes ? maior percentual registrado nas seis edições da série histórica da pesquisa. Nas classes D e E, a disposição em gastar menos em relação ao Natal anterior é de 72%. Já na classe C, é de 64%; e nas classes A e B, é de 56%.
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?A perspectiva do consumidor mudou neste ano. A pesquisa mostra claramente que todas as classes sociais estão sentindo o impacto da economia, inclusive as classes A e B?, afirmou, em nota, o sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas do setor de Bens de Consumo e Varejo e responsável técnico pela pesquisa, Reynaldo Saad.
Não é à toa que a Black Friday será ponto importante para economizar. Segundo a pesquisa, 76% dos consumidores vão realizar suas compras neste ano até a primeira quinzena de dezembro. E 20% dos respondentes afirmaram que pretendem fazer suas compras durante o evento. Na edição de 2014, eram apenas 9%.
?A decisão de antecipar as compras e intensificar o uso dos canais online é uma indicação clara da pesquisa no sentido de que os consumidores estão em busca de promoções e buscam compras mais racionais?, analisou Saad.