/
/
Fora de casa, o brasileiro economiza, mas não abandona cerveja, café e coxinha

Fora de casa, o brasileiro economiza, mas não abandona cerveja, café e coxinha

O consumo de bebidas sem acompanhamento de qualquer tipo de comida tem aumentado exponencialmente fora de casa; veja os detalhes da pesquisa

Um novo hábito de consumo fora do lar vem surgindo entre os brasileiros, que, para driblar a inflação dos preços de alimentos e bebidas, têm aumentado exponencialmente o consumo de bebidas sem acompanhamento de qualquer tipo de comida fora de casa.

A afirmação está no mais novo relatório Consumer Insights da consultoria Kantar, que registrou um aumento de 15% em ocasiões só de bebidas nos dias de semana e 22% aos finais de semana nos 12 últimos meses (terminados em setembro passado na comparação com o mesmo período de 2021).

Cerveja e coxinha são os mais consumidos fora de casa pelos brasileiros

O destaque em crescimento de ocasiões entre as bebidas ingeridas fora do lar são refrigerantes (+16%) e cervejas (+63%) no almoço, jantar e lanche, e cafés e outras bebidas quentes no café da manhã (+11%).

No mesmo período, o consumo fora do lar avançou em todos os momentos, mas cada vez mais frequente nas ocasiões de lanches, com destaque para coxinhas, chocolate e sorvetes, que representaram um crescimento de 20% e contribuíram com 177.850 ocasiões, enquanto almoços tiveram 76.088, jantar 63.841 e café da manhã 24.157.

Conheça o Mundo do CX

Jantar e lanche fora de casa cresceram aos finais de semana

Os momentos de jantar e lanche fora de casa aos finais de semana, aliás, superaram os patamares de 2019. Essas ocasiões cresceram 9,7 pontos percentuais (p.p) e +17,5 p.p. respectivamente, nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 (ano móvel) na comparação com o mesmo período de 2019, portanto, antes das restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19.

A inflação dos preços de alimentos e bebidas gerou uma diminuição de itens comprados por saída (-1%) e um gasto médio que cresce 21%, somado a uma frequência maior do consumo fora de casa em 11%. Esses fatores resultaram em um crescimento de 12% em unidades de alimentos e bebidas compradas fora do lar em 2022.
Bares e restaurantes foram os canais que mais contribuíram com o crescimento no ano, com variações de volumes vendidos de +26% e +16%, respectivamente, nos últimos 12 meses terminados em setembro passado versus o mesmo período de 2021.

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, em que o Painel Fora de Casa (Out of Home) contempla 4.000 indivíduos brasileiros de 7 Regiões metropolitanas (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza), alcançando todas as classes sociais do país. A amostra representa 47,4 milhões de indivíduos do Brasil.

consumo
Fonte: Kantar


+Notícias

Diretora de varejo da Amazon fala sobre datas sazonais e experiência de compras 

Quais as melhores práticas para se construir um bot humanizado na visão do Mercado Livre? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]