As datas sazonais são sempre cheia de oportunidades para o varejo. Na Amazon, a temporada de volta às aulas de 2023, por exemplo, exigiu da empresa um olhar ainda mais atento para a experiência do cliente com o seu e-commerce no Brasil.
A Amazon.com.br ouviu os pais sobre o que eles buscam nesse período do ano e constatou que conveniência, preços baixos e facilidade são os principais atrativos na experiência de compra. Por isso, a empresa elevou a estratégia de vendas para o período e realizou mudanças na usabilidade do site para tornar a compra de material escolar ainda mais prática.
Encurtar a jornada de compras: um dos objetivos da Amazon
Um dos exemplos é o uso do recurso de lista de desejos para encurtar a jornada de compras, assim como a implementação de busca por marcas específicas e por personagens, que são uma forma de oferecer mais diversão e conforto para as crianças em um momento de novas descobertas e desafios.
Juliana Sztrajtman, diretora de Varejo da Amazon Brasil, conversou com exclusividade com a CM e falou sobre essas ações pontuais e as principais reestruturações que irão impactar o varejo online ao longo de 2023.
CM – Sobre experiência de compra online e datas sazonais, conte-nos um pouco mais sobre mudanças na usabilidade do site da Amazon para tornar a compra de material escolar ainda mais prática para o consumidor em 2023.
Juliana Sztrajtman – Na Amazon, temos o cliente no centro de tudo que nós fazemos para oferecer a melhor experiência de compra. Para isso, nós ouvimos os consumidores em primeira mão, com uma pesquisa de preferências para moldar a experiência de compras e a usabilidade do site. Sabemos que o consumidor, entre outras coisas, busca conveniência, facilidade e preços baixos durante as compras de material escolar. As pesquisas também mostraram que uma jornada de compra fluida e rápida é um dos aspectos mais importantes para o consumidor e trouxemos novidades para a volta às aulas com isso em mente.
Criamos uma seção dividida por personagens como super-heróis ou desenhos animados, facilitando encontrarem produtos que sejam divertidos para as crianças nesse momento de novos desafios e descobertas. Também tornamos possível direcionar a pesquisa por marcas específicas, por categoria ou até listas pré-selecionadas por idade escolar. Sabemos que os clientes não abrem mão da qualidade, e deixar mais fácil encontrar as marcas que já confiam e conhecem é mais uma vantagem para a jornada.
Somando tudo, nosso objetivo é oferecer a melhor experiência de compra, e alcançamos isso com grande variedade de produtos de alta qualidade, ótimo atendimento ao cliente, preços baixos e ofertas em todas as categorias, opções de entrega rápidas, gratuitas e no prazo para todos nossos clientes. E esse trabalho de entregar uma jornada descomplicada é contínuo na Amazon.
“Na Amazon o trabalho de entregar uma jornada descomplicada é contínuo”
CM – Quais as expectativas em vendas para esse período, quantidade de produtos disponíveis etc.?
Juliana Sztrajtman – Nós não abrimos números sobre expectativas, mas nosso objetivo é superar os anos anteriores. São mais de 10 mil itens de diversas categorias, desde itens de papelaria, livros, eletrônicos, mochilas e itens de moda, até produtos de supermercado para a lancheira.
Além das várias ofertas disponíveis, temos também descontos progressivos em mais de 600 produtos, incluindo itens de material escolar, de escritório e papelaria, brinquedos educativos e eletrônicos. Comprando 5, 10, 15 ou mais unidades dentro dos produtos elegíveis, é possível alcançar até 15% de desconto. Quem for Membro Prime têm ainda mais vantagem, com um máximo de até 20% no desconto progressivo. Quanto mais você completar a sua lista, maior será a economia.
CM – Como a Amazon busca facilitar a experiência de compra para o consumidor hoje? E quais são os principais desafios que o varejo online ainda enfrenta no Brasil e como a Amazon está avançando nessa relação por aqui?
Juliana Sztrajtman – Essa pesquisa de usabilidade no site da Amazon.com.br para a “Volta às Aulas” é o exemplo mais recente de como fazemos isso na prática. Trazemos inovação para os clientes, sempre com o objetivo de oferecer a melhor experiência de compra, como por exemplo a criação do programa de benefícios Amazon Prime.
Também investimos na expansão da infraestrutura de entregas, permitindo entregar para clientes em mais de 1.000 cidades em até dois dias, em mais de 100 cidades em até um dia útil, e algumas regiões da cidade de São Paulo têm já a entrega no mesmo dia. Nós acreditamos no mercado brasileiro, e vamos continuar investindo para benefício do nosso cliente.
CM – Ainda sobre Customer Experience e varejo online, quais as principais reestruturações que você acredita que irão impactar o varejo ao longo de 2023?
Juliana Sztrajtman – O nosso foco é inovar para atender aos clientes, oferecendo uma vasta seleção de produtos e serviços, com bons preços e opções de entrega que satisfaçam as necessidades dos clientes. Na Amazon, temos uma visão de longo prazo, mas não comentamos planos futuros.
CM – Para finalizar, como consumidora você poderia citar uma experiência de compra memorável que já realizou online e como isso impactou também sua visão como diretora de varejo?
Juliana Sztrajtman – Tenho uma amiga que se mudou para outra cidade alguns dias antes do seu aniversário. Ela sempre gostou de comemorar seu aniversário e eu sabia que ela passaria o dia sozinha pois ainda não conhecia muita gente na escola em que ia estudar. Resolvi fazer uma surpresa e comprei online um presente para a casa nova dela e o presente chegou exatamente no dia do aniversário. Ela sempre lembra dessa surpresa: eu a presenteei com um porta-retrato e depois mandei digitalmente a foto para ela imprimir, com todas as amigas no aniversário do ano anterior. Fiquei muito feliz por conseguir “estar presente” mesmo a distância e entendi o impacto positivo que o varejo online pode ter.
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