Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasileiros são os consumidores mais exigentes do mundo; CEOs falam motivo

Brasileiros são os consumidores mais exigentes do mundo; CEOs falam motivo

O restante do mundo não chega perto de oferecer uma experiência tão completa e acolhedora como a brasileira, o que chama a atenção de quem vem de fora

O Brasil é líder mundial em experiência do cliente, mas por quê? Esse foi o tema abordado no painel “Experiência do cliente: o que o Brasil tem e o mundo não tem?”, do CONAREC 2023, mediado por Claudia Vale, CEO da consultoria Flwow. Quando questionados, os convidados tiveram a resposta quase unânime, e você vai entender o motivo.

Segundo Claudia, o mercado de fora olha o Brasil como referência em algumas práticas de CX. “A Zendesk menciona num relatório que as empresas brasileiras lideram o  customer experience no mundo”, diz. De acordo com a pesquisa mencionada por ela, 23% das 4000 empresas entrevistadas eram consideradas como líderes no tema – e eram brasileiras.

Isso já fala muito sobre os consumidores nacionais e como eles são tratados no país. “A primeira coisa é fazer quem representa a empresa se sentir parte disso, das estratégias. Precisamos envolver todo mundo, além de considerar aspectos culturais dos lugares”, opina Carla Fonseca, CEO/CXO da Smiles/GOL. “Precisamos pensar global e agir local. Fazer um formato que serve pra tudo não faz sentido, devemos trazer para a operação aquilo que é relevante para cada negócio”, adiciona Paulo Correa, CEO da C&A. “Tratar um problema de forma rápida e objetiva aqui é visto como falta de cuidado. O brasileiro não gosta disso, ele gosta de conversar”, adiciona.


CONAREC 2023
Acompanhe a cobertura completa!


Jeitinho brasileiro

Claro que com o público mais exigente do mercado mundial a necessidade de prestar serviços com cada vez mais qualidade virou motivo de disputa entre as empresas. Isso aumentou a competitividade de mercado e a procura por atendimento diferenciado. “Conseguimos levar o CX e o UX para um guincho quando levamos um lanchinho e uma água para uma pessoa que está esperando na marginal com o carro quebrado”, conta Marcos Loução, CEO do Porto Bank. Para ele, a chave do sucesso do atendimento brasileiro é a junção da criatividade com a capacidade de resolver problemas.

Em outros países, começar uma conversa com um cliente com “Bom dia, tudo bem?”, é algo visto como estranho. “Depois de um tempo vivendo na Argentina eu até perguntei o motivo deles acharem estranho. A resposta foi ‘falta de intimidade’”, conta Carla. Paulo concordou, adicionando que não é só o produto que muda em outros países, mas o tratamento com o consumidor também. “Não existe compra por WhatsApp na Europa ou nos Estados Unidos. E, quando eles precisam conversar com um shopper, vão direto ao ponto, é uma relação mais distante.”

Os líderes deixaram claro que o verdadeiro jeitinho brasileiro de atendimento é o calor e a conversa. “O Brasil tem esse ‘calorzinho’ né. Visitamos uma clínica médica de referência nos Estados Unidos, mas faltava aquele acolhimento, você tinha medo de pegar um café”, explica André Florence, CEO e Co-fundador da Alice. Quando viu isso, ele teve certeza que queria o oposto para sua empresa. “Quando alguém vai até uma unidade da Alice, a gente quer que a pessoa se sinta abraçada”, completa. “Para mim, o diferencial é a informalidade. É tão automático que precisamos sair do país para ter uma comparação”, adiciona Phillip Klien, CEO da ClickBus.

Para André, a autonomia dos colaboradores na hora de resolver problemas também é um diferencial. “Quando ligam bravos porque tiveram que pagar por um exame, eu deixo a cargo do atendente escolher como resolver, se paga um reembolso ou não. Deixamos ele livre com o cartão de crédito para decidir”, finaliza. Já para Kilien, a atenção com o feedback é o “must have”. “Vamos atrás de quem dá os piores feedbacks para entender o motivo e melhorar com base naquilo”, adiciona Klien

A frase de efeito que fica é “um cliente irritado, quando bem tratado, vira fã”, de autoria de Paulo. Para ele, esse momento é um divisor de águas e momento de clara fidelização.



+ NOTÍCIAS
O que cativa a Geração Z na experiência do consumidor?
Como o WhatsApp transforma a experiência do cliente no Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]