Estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’ mostra que o tema consumo consciente é importante para os brasileiros, que deram uma média oito de importância ao tema, de uma escala de zero a dez. Contudo, apenas 21,8% dos entrevistados de fato são considerados como consumidores conscientes.
Para a análise, o SPC avaliou três dimensões: ambiental, financeira e social. Com base em questões que fazem parte da rotina dos brasileiros, a entidade concluiu que 69,3% dessas ações são classificadas como conscientes.
As vantagens financeiras são as principais motivadoras quando o assunto é adotar atitudes responsáveis em relação ao consumo. A maior parte destaca o fato de economizaram (35,5%), seguido por outras respostas mais ligadas ao bem comum como a sensação pessoal de dever cumprido com a sociedade (30,1%) e a satisfação ao praticar algo positivo para o futuro das próximas gerações (18,6%). O cuidado com a preservação do meio ambiente é citado por somente 5,8% dos brasileiros consultados.
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Os pesquisados foram divididos em três categorias, segundo a intensidade da prática dos comportamentos considerados adequados: ‘consumidores conscientes’ – que apresentam frequência de atitudes corretas acima de 80%; ‘consumidores em transição’, cuja frequência varia entre 60% e 80% de atitudes adequadas; e ‘consumidores nada ou pouco conscientes’, quando a incidência de comportamentos apropriados não atinge 60%.
A pesquisa concluiu que o brasileiro ainda é um consumidor em transição. Para as ações relacionadas à responsabilidade ambiental do consumidor, o indicador atingiu 71,7% de atitudes adequadas, enquanto as práticas financeiras e de engajamento social foram de 68,0% e 68,1% de ações corretas, respectivamente.
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Confira os dados da pesquisa no infográfico abaixo.
Infográfico: Fernanda Pelinzon