/
/
Brasileiros adotam hábitos conscientes e priorizam a economia local

Brasileiros adotam hábitos conscientes e priorizam a economia local

Segundo pesquisa desenvolvida pela EY-Parthenon, 33% dos entrevistados afirmaram ter aumentado consumo em estabelecimentos locais desde a chegada da pandemia

Os desdobramentos da pandemia de Covid-19, bem como as medidas de isolamento social e as consequências econômicas da crise, têm feito o consumidor adotar hábitos mais conscientes, seja para fortalecer a economia local ou para economizar recursos. É o que mostra o EY Future Consumer Index, estudo desenvolvido pela EY-Parthenon que consultou 1.003 brasileiros brasileiros entre os meses de junho e julho deste ano.

Segundo o levantamento, 33% dos entrevistados afirmaram que, desde o início das medidas de isolamento, têm comprado de outras marcas para apoiar as empresas e economias locais. Desde montante, 32% revelaram que mudaram as marcas para reduzir custos e outros 32% optaram por fazer compras on-line de produtos alimentares com mais frequência — o que não era tão comum antes da pandemia.

Perspectivas otimistas

As consequências da crise sanitária trouxeram impacto negativo sobre a renda dos brasileiros: 62% relataram perdas de rendimento durante o período iniciado em março de 2020. No entanto, o estudo mostra que as perspectivas para daqui um ano são otimistas.

Para 72% dos participantes da pesquisa, suas finanças pessoais estarão melhores em 12 meses; 20% acreditam em estabilidade; e apenas 8% projetam piora da situação. Quando perguntados sobre emprego, 66% apostam em melhora em 12 meses, enquanto 26% acham que tudo ficará como está e 9%, que a situação deve piorar. Já em relação à condição econômica do País, 46% se mostram otimistas; 39% creem em estabilidade; e 15% apostam em um cenário pior do que o atual.

Mudança de hábitos

A adoção de novos cuidados sanitários e a possibilidade de trabalhar em um modelo remoto tem transformado os hábitos dos consumidores. Entre os entrevistados, 71% afirmaram que estão tomando mais cuidados com limpeza e higiene pessoal; 69% passaram a cozinhar mais refeições; 62% visitavam menos as lojas físicas; 60% decidiram gastar menos com itens não essenciais, como produtos de moda ou cosméticos; e 59% disseram cuidar melhor de suas casas.

Pouco mais da metade dos entrevistados (54%) afirma ter decidido comprar apenas o essencial, demonstrando preocupações com a eventual instabilidade econômica do momento, enquanto 52% das pessoas disseram ter reduzido a frequência de suas compras, enquanto 39% ampliaram as compras de itens variados através do comércio eletrônico.

Prioridade pela segurança

Em meio à reabertura das atividades econômicas na grande maioria das cidades brasileiras, o cuidado ainda é medida prioritária. A saída mais aceitável entre os entrevistados é a ida ao mercado:  70% das pessoas se dizendo confortáveis ou indiferentes em realizar esse tipo de tarefa. Em seguida, vêm os itens “ir para o local de trabalho” (57%) e “andar em público” (56%).

A atividade de maior receio é viajar em transporte público: 83% dos entrevistados se disseram desconfortáveis em realizar, 9%, indiferentes e apenas 8%, confortáveis.


+ NOTÍCIAS

O mundo pós-pandemia: desmaterializado, asséptico e descontextualizado

Mantendo a qualidade no atendimento com o home office planejado

Por que os canais de mensagem conquistaram a preferência dos consumidores


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]