Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como o brasileiro terá qualidade de vida em 2020? Conheça as tendências que prometem ajudar

Como o brasileiro terá qualidade de vida em 2020? Conheça as tendências que prometem ajudar

Estudo apontou as principais tendências para aqueles que valorizam questões de consumo consciente e saudável

Cada vez mais o consumidor está assumindo preocupações com a sustentabilidade do planeta, bem-estar e qualidade de vida. Com os brasileiros não é diferente. Um estudo realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, em parceria com a consultoria de branding Yellow Zebra, apontou as principais tendências para àqueles que valorizam questões de consumo consciente e saudável.

O levantamento levou em consideração pesquisas próprias, de outras instituições e estudos acadêmicos com foco no território nacional. Confira as tendências abaixo:

Alimentação Saudável

Se alimentar bem faz toda a diferença para ter uma rotina mais prazerosa com saúde, disposição e longevidade. Com foco nisto, atitudes como a redução no consumo de sal e produtos industrializados têm diminuído, enquanto a valorização de alimentos orgânicos e de produtores pequenos tem ganhado reconhecimento.

Segundo a pesquisa, 55% da população já reduziu consumo de sal, gordura e açúcar na alimentação, 41% pretende reduzir o consumo de café e 47% quer trocar o pão por outras opções. O relatório também aponta que 67% dos brasileiros consideram ter uma alimentação saudável, mas pretendem melhorar ainda mais.

Flexitarianos

O vegetarianismo atualmente está presente na vida alimentar de muitos brasileiros. Dados mostram que a população que não consome carne aumentou 75% desde 2012. Agora uma nova categoria começa a ganhar espaço: os flexitarianos, aqueles que seguem a dieta vegetariana, mas se permitem comer carne de vez em quando. De acordo com o relatório, a decisão tem muito a ver com os possíveis efeitos nocivos dos alimentos de origem animal.

Superalimentos

Alimentos com supostos benefícios nutritivos para a saúde também estão entre os mais consumidos na atualidade e só tendem a aumentar. O consumo de açaí, castanhas, nozes, sementes coco e leguminosas estão sendo inseridos com uma frequência maior em dietas e refeições diárias. Até a alimentação de crianças está mais diversificada nos dias atuais.

Uma vida com esportes

A indústria fitness é outra que promete permanecer forte durante os próximos anos. A prática, que por muito tempo foi segmentada e reservada ao ambiente típico das academias, passou a atingir todos os tipos de públicos e ganhou novos formatos mais acessíveis, tanto financeiramente como localmente.

Hoje há academias inteligentes com estruturas diferenciadas que possuem mensalidades mais justas que antigamente. Além disso, academias em parques e a prática de exercícios como yoga e meditação em espaços abertos tomaram conta da rotina de grande parte da população.

Slow Beauty em alta

Menos é mais. A indústria cosmética está passando por uma grande transformação. Produtos nacionais com preços acessíveis estão se destacando e marcas com ingredientes veganos, naturais e livres de testes em animais se tornam as preferidas. Além disso, empresas que também estão focadas em diversidade para todos os tons de pele e cabelos ganham destaque.

Canabidiol

Após a liberação pela ANVISA da venda de produtos que contêm derivados da cannabis sativa no final de 2019, a pesquisa diz que fabricantes estrangeiros estão de olho no território nacional e pretendem aplicar alguns investimentos por aqui. Até o momento, o único medicamento era autorizado no país era Mevatyl, indicado para pacientes que apresentam espasmos causados pela esclerose múltipla. Apesar de ser um mercado ainda polêmico no Brasil, a tendência é que a utilização de medicamentos à base da planta para quem necessita comece crescer (Falamos disso por aqui. Vem ler!).


O movimento das gigantes da alimentação em direção ao mercado vegano
Cannabis medicinal: tudo que você precisa saber sobre a regulamentação
Como o brasileiro vai se alimentar em 2020? Conheça as tendências do setor de alimentação


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]