/
/
Brasileiro inova na tecnologia para a produção de biogás

Brasileiro inova na tecnologia para a produção de biogás

Por meio dos resíduos da cana-de-açúcar, a Geo Energética desenvolveu tecnologia própria e vende desde adubo até energia elétrica
Legenda da foto

Muito antes da criação da empresa, em 2001, Alessandro Gardemann começou a fazer pesquisas sobre o mercado de biogás. Logo vieram os testes em laboratórios e três usinas piloto, até que a primeira usina da Geo Energética começasse a operar de fato, em 2012. No total, foram dez anos sem que a empresa tivesse um único produto para vender, com os investimentos totalmente voltados à pesquisa. Alessandro calcula que já foram gastos cerca de R$ 60 milhões somente na área de inovação.

Essa obsessão pela vanguarda da tecnologia não é em vão: a Geo Energética patenteou uma metodologia exclusiva que permite o aproveitamento dos resíduos sólidos das usinas de açúcar e álcool ? tradicionalmente, apenas os resíduos líquidos eram aproveitados pelas empresas de energia renovável.

?A principal característica do biogás é que entre todas as fontes renováveis ele é a única que não é intermitente. Enquanto as energias solar e eólica dependem do sol e do vento, o biogás pode ser produzido e, o que é melhor, estocado. A biodigestão em si é um processo natural, a dificuldade é transformar isso em um negócio eficiente e estável. Essa foi a nossa grande evolução?, afirma Alessandro. Metade do faturamento da companhia (que não foi revelado) é voltada para a realização de testes.

Hoje, o principal produto da empresa é a venda de energia elétrica. Empresas como a Geo Energética têm dois tipos de mercado: o livre e o regulado. O primeiro engloba qualquer empreendimento cuja demanda energética seja de pelo menos 500 kilowatts ? o dono de um shopping ou de um supermercado, por exemplo, paga para a distribuidora apenas uma taxa para utilizar sua rede e garantir que a energia chegue até o seu negócio. Já o mercado regulado é representado por leilões públicos em que o pool de distribuidoras do governo compra energia para suprir a demanda do país. Por enquanto a Geo Energética opera apenas no mercado livre, mas não descarta a possibilidade de apostar no mercado regulado no futuro.

Criador de bactérias
Outra aposta da empresa é o biometano. Alessandro acredita que daqui a cinco ou dez anos o gás obtido a partir da purificação do biogás substituirá a energia elétrica como o principal produto da empresa. O motivo? A Resolução nº 8 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Publicada em janeiro de 2015, ela autoriza a venda do biometano (chamado de gás natural renovável) em postos, como qualquer outro combustível. ?O Brasil tem uma limitação na malha de distribuição de gás natural. Hoje temos cerca de 10 mil quilômetros de malha, enquanto os Estados Unidos devem ter quase 100 vezes mais?, afirma o empresário.

?O Brasil tem uma área 20 vezes maior que a da Alemanha, é praticamente uma estufa a céu aberto, com sol e chuva. Tinha que haver algum modo de o negócio ser viá¬vel aqui também ? esse é nosso grande desafio?, finaliza Alessandro.

Fonte: Revista Galileu.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Na Pele de Rodrigo Cury, presidente da Visa no Brasil
Em entrevista exclusiva, Cury explica como a Visa deixou de vender apenas cartões para se tornar uma empresa de tecnologia, e por que trata IA, Pix e hiperpersonalização como as próximas fronteiras do consumo
IA reduz para 15 segundos a leitura de receitas médicas na Dasa
Modelo usado na plataforma Nav Dasa já processou mais de 700 mil prescrições, em um dos poucos casos que resolvem o maior desafio das empresas com IA: dado organizado, acessível e seguro no lugar certo, na hora certa
CX, Cloud e IA: como transformar jornadas de clientes em valor para o negócio
A ACXIA combina experiência em Customer Experience, modernização em AWS e Agentic AI para transformar jornadas de relacionamento em processos mais inteligentes, escaláveis e mensuráveis
Cubo Itaú terá equipe no Vale do Silício
Com foco em IA e tecnologias emergentes, além do contato com investidores e startups locais, a iniciativa visa encontrar soluções com potencial de aplicação no Brasil e na América Latina

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Menos estímulos, mais experiência? Novas cobranças do WhatsApp Marco Legal da Cibersegurança: o que muda? A IA democratizou o cibercrime