/
/
Brasil registra recorde no número de novas empresas

Brasil registra recorde no número de novas empresas

Entre janeiro e maio, o País registrou a criação de mais de 851 mil novos negócios. Com crise, MEIs influenciaram este crescimento

O Brasil registrou, mais uma vez, recorde no número de novas empresas, segundo divulgou hoje (28) a Serasa Experian. Entre janeiro e maio, foram criadas 851.083 novas companhias, o maior número para o período desde 2010, quando foi criado o indicador. O número é 3,5% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram criadas mais de 822 mil empresas.

Os MEIs (Microempreendedores Individuais) foram os que mais influenciaram o crescimento. E a crise econômica tem papel preponderante nisso: é que com o aumento do desemprego, os profissionais abrem seus CNPJs ou para tocar algum negócio por necessidade ou para prestar serviços, como autônomos.

Nos primeiros cinco meses do ano o número de MEIs totalizou 683.779 CNPJs, um crescimento de 9,9% sobre o mesmo período de 2015. Os MEIs foram a única natureza jurídica a apresentar crescimento no período. As demais verificaram queda: o número de nascimentos em Empresas Individuais apresentou queda de 29,3%, as Sociedades Limitadas registraram recuo de 15,5%.

Considerando os números apenas de maio, o indicador verificou a criação de 176.108 novas empresas, um aumento de 1,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Novamente, os MEIs foram destaque, com 143.007, uma alta de 7,8% sobre maio de 2015.

Por setor, serviços continuou sendo o mais procurado pelos empreendedores nos primeiros cinco meses de 2016, com a abertura de 585.829 novas empresas no segmento, o equivalente a 63% do total. Em seguida, 242.413 empresas comerciais (28,5% do total) surgiram e, no setor industrial, foram abertas 70.661 empresas (8,3% do total).

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]