Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasil é um dos 50 países mais inovadores do mundo

Brasil é um dos 50 países mais inovadores do mundo

Valuation dos unicórnios brasileiros e a oferta de serviços governamentais online estão entre os destaques do ranking

O Brasil é um dos 50 países mais inovadores do mundo. Segundo o Índice Global de Inovação, o país subiu cinco posições na comparação com o levantamento do ano passado. Depois de 12 anos fora da lista, o Brasil agora ocupa a 49ª posição e lidera o ranking entre os países da América Latina e do Caribe, seguido por Chile (52ª) e México (58ª). Na liderança do ranking, estão Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Coreia do Sul, nesta ordem.

O levantamento é feito pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) em parceria com o Instituto Portulans e parceiros internacionais, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) no Brasil. Em relação aos Brics, o país está na terceira posição no ranking, atrás de China e Índia, que ocupam, respectivamente, a 12ª e a 40ª posição.

Leia mais: Empresas são confiantes em inovação, mas só 5% estão maduras

Inovação em destaque

Segundo o Índice Global de Inovação, o Brasil se destacou em critérios como a oferta de serviços governamentais online (14ª) e participação eletrônica, (11ª. As marcas registradas no país e o valor global das marcas brasileiras também conquistaram as 13ª e 39ª posições no ranking.

Além disso, o valuation dos 16 unicórnios brasileiros representa 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e renderam a 22ª posição ao Brasil nesse critério. Entre os unicórnios destacados, estão QuintoAndar, C6 Bank e Creditas. China e Índia são outros dois países que tiveram um destaque em relação aos unicórnios.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

A cidade de São Paulo também foi destaque no estudo como um dos clusters econômicos entre países de renda média fora da China, junto a outras cidades como Bengaluru, Chennai, Delhi e Mumbai na Índia, Teerã no Irã, Istambul e Ankara na Turquia, e Moscou na Rússia.

Brasil: um potencial em expansão

O Brasil cresceu em inovação pelo terceiro ano consecutivo, aponta o Índice Global de Inovação. Além disso, nos últimos quatro anos, os países que mais cresceram no ranking foram Ilhas Maurício (57ª), Indonésia (61ª), Arábia Saudita (48ª), Brasil e Paquistão (88ª), nessa ordem.

Conheça o Mundo do CX

O estudo também traz uma declaração do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Ele aponta que, apesar do resultado positivo do Brasil no índice, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) representaram apenas 1,14% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Economias líderes investem mais de 3% de seus PIBs na área.

O executivo também ressalta a necessidade de políticas públicas modernas e atualizadas para promover uma integração entre os setores científicos e de negócios, e a promoção de maior inovação.



+ NOTÍCIAS
Economia brasileira perderia R$ 4,5 milhões em um dia sem biometria facial, entenda
ChatGPT agora tem olhos e ouvidos – qual é o risco disso?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]