Pesquisar
Close this search box.
/
/
O Brasil é o país do futuro e a tecnologia nos levará até lá

O Brasil é o país do futuro e a tecnologia nos levará até lá

A produtividade brasileira está abaixo dos níveis de 50 anos atrás e é a tecnologia que nos ajudará a mudar. Veja análise em artigo exclusivo

A produtividade total dos fatores (TFP, sigla em inglês) mede o quão produtivo é um país. Por isso, saber que o País é menos produtivo do que meio século atrás (!) é triste e difícil de acreditar. Essa falta de produtividade é uma das falhas estruturais da nossa economia que culminou na pior recessão da história do país. Economias saudáveis e estáveis precisam de empregos de alta produtividade e de alta qualidade.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Mas, como o Brasil pode chegar lá? É fácil se desanimar com os escândalos políticos que vemos nas notícias. Também é desculpável a descrença de que o nosso sistema político fará a coisa certa. Diante disso, como melhorar nossas vidas?

Como o Brasil pode realizar seu potencial?

Existe uma força que está desempenhando um papel de aceleração e provocando uma mudança positiva. Uma força que nunca foi tão impactante e inegável como é agora (não só no Brasil, mas mundialmente). Essa força está ao nosso redor e a marcha rumo ao progresso é inevitável. Ela não pode ser detida com os maiores esforços dos corruptos nem com os piores esforços dos incompetentes. Essa força é a tecnologia.
Os recentes impactos da tecnologia são vastos e profundos: o Whatsapp tem transformado a maneira como os brasileiros se comunicam, o Twitter empoderou as massas (trazendo consigo mais transparência para os governos), Netflix e Youtube revolucionaram a maneira como consumimos vídeos, a Uber mudou a forma de ir e vir e o Facebook descentralizou a mídia. Mas essa lista não para por aí.
Observando o ecossistema brasileiro a fundo, é encorajador ver a quantidade de startups que fazem o mesmo em seus segmentos: JusBrasil está trazendo mais transparência para o sistema judiciário, marketplaces como Elo7 e Enjoei estão criando novas vertentes de e-commerce e a Mandaê (minha startup) está trazendo opções de frete que as PMEs nunca haviam conseguido acessar antes.
Mais importante: a tecnologia avança a passos largos. Dez anos atrás, nenhuma dessas tecnologias era tão presente como é hoje – e muitas sequer existiam. Hoje, transformamos a maneira como as pessoas vivem e fazem negócios. Esse processo força os oligopólios a se adaptarem e melhorarem seus serviços (ou até a acabarem de uma vez).
Mas o que é mais surpreendente (e o que muitas pessoas têm dificuldade de compreender) é que esse passo da tecnologia é cada vez mais acelerado. Existem talvez seis megatendências que vão moldar o mundo nos próximos 5-10 anos: realidade virtual/realidade artificial, machine learning, veículos autônomos, a decadência da televisão, anúncios online e o crescimento contínuo do comércio eletrônico no share do varejo.
Essas tendências também vão moldar o Brasil. Veja o que mudou nesses últimos 10 anos e imagine como o país será daqui a 10 anos.
A beleza da inovação é que ela tende a empoderar os consumidores e usuários finais, melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade e incentivando a atividade econômica em todo o processo. Monopólios e oligopólios podem ser extintos de um dia para o outro, a menos que se adaptem e deem aos consumidores o que eles querem. Até estados centralizados precisam se adaptar sendo mais transparentes, investindo seus fundos com sabedoria e gerenciando seus recursos com mais eficiência. Governos corruptos podem impedir o progresso, mas nada poderá interrompê-lo.
Embora todos devamos lutar pelo fim da corrupção e por um governo mais eficiente, não podemos e não devemos acreditar que isso resolverá todas as nossas deficiências. Para um Brasil mais produtivo precisamos abraçar, promover, investir e desenvolver tecnologia. Agora é hora de apostar na era tecnológica e trazer o nosso futuro para as nossas próprias mãos.
O Brasil é o país do futuro  e a tecnologia nos levará até lá.
*Marcelo Fujimoto é CEO e cofundador da Mandaê

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]