/
/
BR Week mostra como ser mais eficiente

BR Week mostra como ser mais eficiente

Plenária de abertura do congresso destaca melhores práticas para assegurar crescimento do varejo

Pessoas, processos e indicadores: neste tripé se baseia a eficiência no varejo. Esta foi a conclusão da sessão plenária de abertura do Brazilian Retail Week, na manhã desta terça-feira no Hotel Transamérica, em São Paulo. Mediada pelo consultor Enéas Pestana, a plenária reuniu executivos de diversos segmentos do varejo para discutir ?A Força da Eficiência ? as melhores práticas para assegurar crescimento, produtividade e a rentabilidade do varejo no Brasil?.

Para Renato Giarola, diretor executivo de proximidade do GPA, maior varejista nacional, sem processos e tecnologia o varejo não consegue ser rentável. ?Nossas lojas de vizinhança são muito pequenas, com 10 a 15 pessoas no total, e todos fazem de tudo um pouco. Para isso é preciso ter processos definidos e, se não houver tecnologia e sistemas para dar suporte, a conta não fecha?, comenta o executivo.

?Quando falamos em eficiência, falamos em processos claros, propósitos definidos e alinhamento de pessoas?, afirma Givaldo Marinho, CFO da Óticas Carol. ?Aliado a isso, precisamos ter também processos de acompanhamento muito fortes, porque contamos com uma grande rede franqueada, espalhada por todo o País e com níveis de gestão diferentes?, explica. Segundo ele, o treinamento também precisa ser constante, pelo alto índice de turnover típico do varejo.

Ações simples também podem ser bem efetivas. A rede de atacarejo Roldão, com 21 lojas em São Paulo, implementou neste ano um Café com o Presidente, que ajuda a reforçar os vínculos das equipes com a empresa. ?Contamos nossa história e isso engaja realmente. Mostramos como conseguimos chegar até aqui, mas também deixamos claro onde queremos estar daqui a alguns anos?, diz o presidente da rede, Ricardo Roldão. Segundo ele, essa iniciativa foi parte importante da redução de turnover verificada no último ano, de 60% para 35%. ?Claro que o cenário econômico delicado que vivemos influencia, mas ainda assim é uma queda significativa, que se reverte em um melhor desempenho da empresa?, explica o executivo.

Na opinião de Alexandre Guerra, presidente da rede de fast food Giraffas, o ganho de produtividade do trabalhador brasileiro é um ponto a ser atacado. ?Temos 11 lojas nos EUA e vimos lá o quanto os sistemas são voltados ao cotrole de produtividade por hora e à quantidade de pessoas utilizadas em relação às vendas geradas. São métricas que não aplicamos aqui, porque fomos criados na cultura CLT?, comenta. ?As pessoas não se preocupam em medir a produtividade da hora trabalhada, e esse é um gap que o varejo brasileiro precisa diminuir para ganhar eficiência?, afirma.

Para Roberto Chade, presidente da Dotz, olhar a eficiência do ponto de vista da otimização de custos e ativos é somente um lado da equação. ?Uma hora a possibilidade de ganhos acaba e é preciso olhar para o outro lado: como vender mais?, afirma. Nesse sentido, programas de fidelidade que identifiquem o comportamento do cliente e gerem novas oportunidades de venda são uma grande possibilidade de aumentar a eficiência das vendas?, finaliza.

Leia mais:
Magazine Luiza é a grande vencedora do Prêmio BR Week 2015

SAP é principal Parceira de Negócios do varejo

Varejo discute com o governo jornada flexível

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]