Pesquisar
Close this search box.
/
/
Boticário esgota estoque de Egeo Melancia em 57 horas

Boticário esgota estoque de Egeo Melancia em 57 horas

Com estratégia de cocriação com a comunidade de clientes no TikTok, fragrâncias viralizam e solidificam presença da marca na rede social.

Com um trabalho ativo no TikTok, o Boticário viu os resultados do uso da plataforma em suas vendas: o Egeo Melancia viralizou na rede social e o estoque do e-commerce esgotou em 57 horas. A previsão era de que durasse 14 dias. O número de pesquisas pelas novas fragrâncias de melancia foi tão alto que a própria rede social passou a recomendar termos relacionados aos produtos para usuários com interesse por esse tipo de conteúdo. O sucesso de vendas da nova fragrância foi resultado direto do monitoramento de tendências e oportunidades na plataforma, além da interação constante entre marca e consumidores no processo de cocriação.

Marcela De Masi, diretora executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, comenta que a oportunidade foi identificada após a marca receber inúmeros pedidos da comunidade por essa fragrância, sempre associada pelos próprios consumidores à Egeo, submarca de perfumaria que carrega em seu DNA a diversão e autenticidade. Além disso, a linha tem um grande poder de conversão com a Geração Z, que hoje representa 26% dos consumidores.

@oboticario

É MELANCIA, MEUS AMORES! Pra onde eu olho, vejo melancia em tudo. Vocês também são melanciers igual a @LAH NICOLINI e a @Ariadne Vidigal? 🍉🌟#oBoticario #melancia #EgeoMelancia

♬ som original – oboticario

“Com esse insight nas mãos, trouxemos o desafio para dentro de casa – com o time de Inovação em Perfumaria, a fim de encontrarmos a melhor abordagem olfativa para o lançamento considerando a expectativa da nossa comunidade. A partir dessa pesquisa, criamos em tempo recorde duas fragrâncias poderosas que traduzem diferentes facetas da melancia: Egeo Fresh Meli, que ressalta o frescor da casca, e Sweet Meli, que representa a suculência da polpa da fruta”, relata.

“Mais do que um acerto em desenvolvimento de produto e em estratégia de conteúdo, Egeo Melancia é um case de cocriação com uma comunidade apaixonada e ultra engajada, que só foi possível graças a um olhar atento para mapear e acompanhar os interesses e conversas que acontecem nas redes sociais”, complementa.

Com a chegada de Egeo Melancia, o Boticário reforçou o senso de comunidade da marca, por meio de conteúdos capazes de criar conexão e gerar identificação. Para isso, partiu de uma estratégia de comunicação TikTok first – ancorada na plataforma, com grande potencial de reverberação pelos mais diversos canais de comunicação do Boticário. Assim, encontrou uma maneira para compreender e manter os consumidores no centro de suas estratégias de negócios e comunicação.

Tendência e marca

O lançamento do Egeo Melancia foi um dos muitos reflexos do trabalho estratégico de mapeamento e fomento de conversas potentes do Boticário. Os resultados de vendas reforçaram a atuação pioneira no TikTok e na forma como a marca tem se conectado com as comunidades de brand lovers. “Isso nos permite não apenas captar um insight poderoso, nativo e que atende às expectativas estratégicas do nosso negócio, mas também nos possibilita manter a criação de produtos inovadores, o que, nesse caso, resultou em um movimento sem precedentes de busca nas redes sociais e no sold out da linha”, frisa a executiva.

Diante do sucesso, a companhia pretende seguir com um trabalho ativo no TikTok para o desenvolvimento e promoção de produtos. Atualmente, são mais de 4,8 milhões de seguidores na rede social, o que torna o Boticário a segunda maior marca de beleza na rede, com uma comunidade extremamente participativa e engajada. Além disso, uma pesquisa conduzida pela Nielsen para o TikTok revela que 76% dos usuários estão abertos a consumir conteúdos sobre novos produtos e 72% participaram de tendências/hashtags das marcas. “Percebemos que esses dois elementos – tendência e marca – se misturam de forma muito característica, que posiciona a plataforma enquanto um veículo estratégico para disseminação de mensagens e conexão com o consumidor”, pontua Marcela De Masi.

@oboticario

Eu vejo melancia aqui, ali e lá! Será que são sinais que Egeo Melancia vai voltar??? 🫣👀🍉 #oBoticario #EgeoMelancia

♬ som original – oboticario – oboticario

“Estrategicamente, nossa atuação no TikTok é focada em manter um diálogo construtivo com os consumidores, especialmente aqueles que são apaixonados pela marca. Egeo Melancia é exemplo disso e um marco da nossa trajetória na plataforma, já que, pela primeira vez, estamos utilizando insights da nossa comunidade não apenas como algo que potencializa a estratégia de conteúdo, mas também como uma forma de pautar e revolucionar a nossa lógica de inovação e desenvolvimento de produto”, finaliza.

A influência do TikTok nas compras dos brasileiros

Conforme pesquisa conduzida pela Opinion Box, oito em cada 10 usuários da rede social acessam o TikTok pelo menos uma vez diariamente. Notavelmente, cerca de 40% dos novos membros aderiram ao TikTok no último ano. Entretanto, 60% dos entrevistados consideram a rede social como tendo potencial viciante.

O estudo também revelou que 31% dos usuários têm o hábito de recorrer ao TikTok como a primeira opção ao buscar informações rapidamente na internet. Mais da metade do público, especificamente 52%, admitiu não esperar inicialmente utilizar a plataforma, mas agora a utiliza regularmente. Por outro lado, 54% expressaram preocupações sobre os efeitos negativos de passar muito tempo no TikTok, enquanto 61% reconhecem o valor da plataforma como uma ferramenta para adquirir novos conhecimentos.

Quanto ao envolvimento com marcas e empresas, 46% dos usuários do TikTok seguem ativamente perfis comerciais, e 33% realizaram compras de produtos ou serviços após vê-los na plataforma. Adicionalmente, 45% dos entrevistados manifestaram interesse em ver mais presença de suas marcas favoritas no TikTok. Além disso, 71% dos usuários concordam com a importância da presença das marcas nas redes sociais, enquanto 68% acreditam que o TikTok facilita a comunicação entre indivíduos e empresas. Esses dados destacam oportunidades significativas para empresas que desejam estabelecer sua presença na rede social.

Foto: O Boticário.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]