Pesquisar
Close this search box.
/
/
Blockchain, uma inovação que pode conseguir tornar a internet confiável

Blockchain, uma inovação que pode conseguir tornar a internet confiável

Entender as possibilidades e aplicações do Blockchain ainda é desafiador. Mas uma coisa é certa: ele pode resgatar a confiança da internet

A tecnologia conhecida como Blockchain frequentemente é associada com bitcoins e meios de pagamento. Apesar da vasta literatura a respeito, empresas e sociedade ainda guardam receios e incertezas sobre o impacto da mais avançada criptografia de dados já criada.

Com esse propósito, Thomas Muller, diretor de design e inovação da Accenture Interactive para a Europa, América Latina e África, mostrou, no Cannes Lions, todo o leque de oportunidades disponibilizadas pela adição do blockchain nos negócios. Em um mundo no qual a veracidade da informação e sua autenticidade são cada vez mais questionados, a consequente reputação, indispensável para o ambiente de confiança nos negócios e interações, acaba sendo severamente prejudicada.

O blockchain, a tecnologia que originou a criação dos bitcoins, representa a mais segura e confiável central de armazenamento de dados para registrar transações entre as diversas partes de forma eficiente, permanente e autenticada. Com ela, a reputação da informação que circula na internet pode sim ser restaurada e restabelecida, justamente por permitir reconhecer a origem de cada pedaço da informação. Com o seu uso no mercado financeiro, ainda que no volátil mercado de criptomoedas, o blockchain fez sua prova de conceito, e sua adoção em grande escala será o próximo passo. Por isso, vale a pena que empresas dos mas diversos segmentos estejam preparadas.

No mundo digital e conectado em que vivemos, é complexo julgar o que é autêntico, de quem partiu a informação e quem a manipulou. O Blockchain pode resgatar essa confiança abalada fazendo pontos de contato tornarem-se para pontos de confiança.

Alguns exemplos de aplicação atual de blockchain pelo mundo:

• Para votação, nas eleições: Serra Leoa se tornou a primeira nação do mundo a usar blockchain durante as suas eleições.

• Democracia líquida. Por este sistema/plataforma, um eleitor pode selecionar o seu representante que se torna a autoridade responsável pelo seu voto. Esta ‘procuração’ pode mudar, sempre que o interesse do eleitor mudar.

• Contratos inteligentes. Esses contratos com blockchain ajudam na troca de dinheiro, propriedades, ações, ou qualquer tipo de valores de forma transparente, sem conflitos e sem intermediários. Uma soluções com esse nível de segurança e consistência poderia representar uma disrupção bem-vinda em mercados onde existam cartórios. Se o leitor pensou no Brasil, captou a ideia.

• Cidades inteligentes. A Nokia está disponibilizando um vasto portfólio de serviços para cidades inteligentes, com tecnologia analítica para proteger o meio ambiente e prevenir incidentes como incêndios com lixo ou construções ilegais. Com efeito, as cidades inteligentes unirão o melhor dos mundos da tecnologia. Carros conectados, indústrias conectadas, varejo conectado, agricultura conectada, além de uma série de serviços públicos como energia elétrica, água, gás, saúde, transportes, etc.

• Ingressos inteligentes. O Protocolo Aventus usado em criptomoedas como o Bitcoin, permitirá que organizadores de eventos possam conectar cada ingresso a uma única identidade que é ligada diretamente ao seu usuário ou proprietário.

• App de consentimento de relações sexuais conectado ao movimento #metoo! A bem da verdade, até mesmo o sexo casual será facilitado com uma possível adoção de um ‘consentimento contratual’ legalizando a suposta relação… Visualize a mensagem: “consentimento sexual, assegurado por blockchain”! Relacionamentos devidamente consentidos para quem procurar parceiros no Tinder, por exemplo.

• O Spotify adquiriu o controle da startup Mediachain. Com isso, várias infrações de direito autoral poderão ser minimizadas e os devidos royalties pagos. Sim, a pirataria corre risco de disrupção também.

• Proteção para imagens e storytellers. A Kodak voltou a ter relevância com a tecnologia KodakOne, que usa a tecnologia de blockchain para gestão de direitos de uso de imagens.

• Gestão da cadeia de suprimentos em uma única plataforma. Uma nova joint venture entre a Maersk e uma empresa líder global de tecnologia está viabilizando a primeira plataforma aberta com escala considerável para o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de produtos digitais para o comércio de produtos e serviços.

Imagine toda a cadeia de suprimentos integrada do transporte, logística, distribuição, bancos, autoridades, terminais portuários, fretes, alfândegas e afins!

• A soja se tornou a primeira commodity agrícola a ser comprada e negociada por bitcoins. Por conta da segurança e verificação instantânea proporcionada pelo blockchain, foi permitida a desintermediação de bancos e governos. Como consequência, menor preço final.

• Blockchain para a revitalização do algodão no Haiti. Após o colapso da indústria de algodão nos anos 70, por conta da nefasta corrupção no governo do país, a péssima gestão e um embargo norte-americano, a introdução do blockchain permitiu que milhares de pequenos agricultores pudessem se reerguer. O projeto também conta com a participação da Timberland.

Como recomendações específicas da Fjord, a unidade da Accenture Interactive, temos o necessário senso de urgência para a assimilação da tecnologia e seu desdobramento nos negócios e desintermediação; o desenho de novos modelos de serviços que podem ser criados se tivermos um ambiente de maior confiança nos mais diversos pontos de contato e a imprescindível colaboração com parceiros estratégicos para maximizar o uso e retorno da adoção da plataforma blockchain.

As experiências estão em curso e podem acelerar melhorias no padrão de vida, desintermediação, desburocratização, redução da corrupção (blockchain aplicado a pregões públicos e contratos de obras) e melhoria da representatividade dos cidadãos, além de protocolos de segurança indispensáveis à construção de ambientes de negócios mais seguros. Tudo o que um país como o Brasil precisa para ganhar protagonismo e abrir oportunidades de crescimento. Conseguiremos aproveitar mais chance ou nos dedicaremos a desperdiçá-la como nos acostumamos ao longo da história?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]