/
/
Os prós e contras do blockchain nos setores financeiro e contábil

Os prós e contras do blockchain nos setores financeiro e contábil

O blockchain está mudando os mercados financeiro e contábil, trazendo muitas facilidades, mas também alguns riscos de segurança e imprevisibilidades

A tecnologia blockchain trouxe muitas transformações para diversos mercados: financeiro, T.I., varejo, seguradoras, jogos digitais…até mesmo a política foi impactada por esta inovação.

Contudo, até atingirem maturidade, as novas tecnologias estão sujeitas a imprevisibilidades e riscos — sobretudo na segurança.

(Foto: Shutterstock)

Novos potenciais, novas ameaças

De modo resumido, o blockchain permite maior rapidez, eficiência e transparência de registros e transações financeiras.

Segundo a Forbes, esses novos modelos de transações resultaram na redução de 40% a 80% nos custos de transação, além da melhora na velocidade. O processamento agora leva segundos em vez de dias. Isso mudou completamente o cenário das transferências internacionais, que eram complexas, demoradas e de várias etapas.

Por outro lado, a Deloitte aponta que o entendimento do blockchain e seus riscos podem mudar à medida que essa tecnologia amadurecer. Desta forma, é imperativo que os utilizadores continuem monitorando o seu desenvolvimento.

Três categorias de riscos, segundo a Deloitte:

RISCOS PADRÃO
Instituições podem ficar expostas a riscos semelhantes ao já conhecidos, mas com pequenos detalhes diferentes. É preciso estar atento a essas nuances.

RISCOS DE TRANSFERÊNCIA
O blockchain permite a transferência financeira sem intermediários centrais – como os bancos, por exemplo. Logo, as partes interagentes podem estar expostas a riscos que foram gerenciados anteriormente pelos intermediários centrais.

RISCOS DE CONTRATOS INTELIGENTES
Acordos comerciais, financeiros ou legais podem ser mapeados da estrutura física para a digital.

(Foto: Shutterstock)

Blockchain X mercado contábil

A contabilidade foi outro setor a ser transformado pelo blockchain. Enquanto alguns contadores se perguntam se ainda serão necessários no futuro, outros celebram os caminhos que foram abertos pela tecnologia.

A Startus Magazine listou quatro aspectos em que o protocolo pode afetar a contabilidade:

1. Auditorias se tornarão dispensáveis;

2. Transações contábeis serão quase instantâneas

3. Vão possibilitar contratos inteligentes

4. Chegará a era da entrada tripla

A revista explica que estamos desde 1.400 em um sistema de entrada dupla: toda entrada em uma conta requer uma saída correspondente em uma conta diferente. Dentro desse novo modelo, uma terceira etapa será inserida, que vai garantir que todas as transações sejam gravadas em uma blockchain para proteger as partes envolvidas.

(Foto: Shutterstock)

A Forbes registra, contudo, que contadores não precisam temer pelos seus empregos. As suas tarefas permanecerão em grande parte intactas, pois as informações ainda devem ser interpretadas e categorizadas antes de serem inseridas na blockchain. Além disso, sempre será preciso que alguém supervisione contas a receber, contratos de pagamento de bens e serviços, preparar faturas, rastrear renda e saída, dentre outros.


Nestlé cria plataforma para rastreamento da cadeia de suprimentos via blockchain

IoT e Blockchain são as tecnologias que mais atraem as empresas brasileiras

Blockchain e impacto social: empresa estabelece padrão de estabilidade monetária


Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]