Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online da Black Friday 2022 devem ter um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado.
A data mais esperada do varejo chegou e na busca da melhor oferta para a Black Friday, os consumidores utilizam as redes sociais para compartilharem seus desejos.
Com o objetivo de mapear os itens mais desejados para a Black Friday, a Buzzmonitor realizou um mapeamento de postagens com os termos “quero comprar” ou “queria comprar” ou “querendo comprar” dos dias 20/10 a 20/11. No período, foram publicados 849.954 posts por 392.982 usuários distintos.
Confira os desejos para Black Friday 2022
Itens de vestuário são os mais desejados pelos usuários para a Black Friday
No topo do ranking dos itens que as pessoas mais querem na Black Friday estão as roupas, mencionadas em 0,43% das publicações. Elas também especificam onde desejam comprar: o marketplace Shein aparece em destaque, em 0,36% das menções nos termos mais citados, assim como a camisa, blusa, chapéus e tênis.
Marcas e itens citados pelos usuários:
● Celular – 0,33% dos posts
● Carro – 0,26 % dos posts
● Camiseta – 0,21% dos posts
● Shopee – 0,17% dos posts
● iPhone – 0,15% dos posts
● Cadeira – 0,11% dos posts
● Perfume – 0,11% dos posts
● Jeep – 0,04% dos posts
● Renegade – 0,03% dos posts
Bem similar aos desejos de 2021, em 2022 os internautas estão de olho em ofertas da Shein, Shopee e Amazon
Quem deseja comprar na Shein busca roupas de academia, vestidos e bolsa
No período de 20/10 a 20/11, 0,36% das publicações citam o marketplace asiático Shein. Os posts sobre a loja virtual citam a forma de comprar (cartão), a busca dos usuários por cupons e também os itens mais desejados na Black Friday da Shein: roupas de academia, vestido, coisinhas e bolsa.
Vale destacar que e concorrente Shopee também é citada, em 1% das postagens sobre Shein.
Amazon é preferida para livros na Black Friday
Assim como na Black Friday 2021, a Amazon segue como a varejista mais citada para a
compra de livros durante a Black Friday. Nos 20 termos mais citados das publicações sobre
livros, a marca é a única que aparece.
Nas postagens, os usuários também revelaram preferência por títulos de fantasia e romance para as compras da Black Friday.
● Dragões – 4% dos posts sobre livros
● Aemond (das Crônicas de Gelo e Fogo) – 4% dos posts sobre livros
● Vertimont (das Crônicas de Gelo e Fogo) – 4% dos posts sobre livros
● Romance – 3% dos posts sobre livros
Apesar da popularização dos livros digitais, muitos usuários ainda preferem investir nos
livros físicos (4% dos posts sobre livros).
Público feminino lidera posts de desejos (60,6%)
Analisando o perfil dos usuários que compartilharam seus desejos nas redes sociais, temos um público majoritariamente feminino (60,6%) e o Twitter como a rede social preferida de 60,5% das pessoas.
Em seguida vem o Instagram, Facebook e noticiosos (blogs, fóruns e notícias). Já sobre a localização do público (fornecida apenas pelo Twitter), vemos as cidades de Recife, Belo Horizonte e Brasília a origem das postagens.
Outro ponto interessante é o comportamento em cada rede social. Enquanto que no Twitter
o maior volume de posts acontece às 09h, no Instagram a maior concentração está no
período da noite (21h e 23h).
Black Friday impulsiona compras para festividades de fim de ano
Fazendo uma abertura somente pelos posts que citam “roupa”, o estudo revela que as pessoas que desejam roupas também querem comprar eletrodomésticos. Já com a proximidade das festas de final de ano, os brasileiros também aproveitam a Black Friday para investir em um visual caprichado que compreende roupas, calçados e perfume – principalmente o público feminino. Sendo assim, é uma grande oportunidade de mercado para as marcas que desejem incentivar este público nas antecipações de compras o Natal e fim de ano.
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