Marketing e Copa do Mundo sempre dão boas análises sobre experiência do cliente com marcas. Pela ótica do marketing de influência, segundo a Nova Escola de Marketing Digital, ele possui uma abordagem diferente da tradicional – principalmente para grandes eventos.
Adotando a metodologia de utilizar pessoas para chegar até seus respectivos seguidores, o marketing de influência tem um desafio específico na copa do mundo: como aplicá-lo em um evento cujo foco não são os influenciadores?
Para Nicole Pappon, CEO da Grapa Digital, há alguns passos para serem seguidos caso as empresas desejem investir no marketing de influência durante a copa.
A pirmeiro coisa, segundo Nicole, é preciso entender que não se deve fazer um briefing com a ideia de que seja seguido à risca — a ideia pode divergir da maneira que o influenciador age, tornando óbvia a publicidade e trazendo um ar de “comercial”. Assim como a empresa, o influenciador precisa saber algumas regras básicas e informações, não fugindo do que se deve ser produzido mas trazendo autenticidade para seu trabalho.
Assim como a empresa, o influenciador precisa saber algumas regras básicas e informações, não fugindo do que se deve ser produzido mas trazendo autenticidade para seu trabalho
Aproveite o momento
Um exemplo prático, segundo Nicole, é o que a Grapa Digital fez no Rock in Rio. Em parceria com a Heineken, Posto Ipiranga, Youcom + Incrível e Prudential, a companhia levou alguns influenciadores para o festival em dias distintos, garantindo a cada um uma visibilidade estratégica na qual o influenciador fará sua parte de divulgação enquanto aproveita o momento, tornando tudo mais orgânico e plausível.
Porém, antes do festival, foi necessário que cada influenciador criasse conteúdos voltados à marca parceira e ao evento. Dessa forma, o público final foi apresentado aos patrocinadores e conheceu o trabalho de quem está dentro do festival.
Reforçando a estratégia utilizada, Nicole define: “Para um projeto eficaz, é necessário que a marca permaneça tranquila quanto ao trabalho orgânico do influenciador, pois é fundamental trazer um storytelling envolvendo o público dias antes do festival, garantindo assim um trabalho centrado na marca para que a empresa permaneça na cabeça dos seguidores” complementa.
Marketing de influência e Copa do Mundo
Para a Copa do Mundo, Nicole entende que através das redes sociais vemos um número grande de influenciadores engajando o público a torcer pelo país.
Essa tendência de vídeos já viralizou nas redes e fez com que surgisse a nova tendência “Brazil Core”, voltada para peças de vestuário do dia a dia com foco nas cores da bandeira do Brasil, movimentando a indústria na criação de peças para atender a essa nova demanda do mercado. “Essa e demais tendências mostram como influenciadores são potências mundiais para criação de novos comportamentos”, finaliza Nicole.
Referências e gatilhos emocionais
De fato toda essa paixão pelo futebol dispara diversos gatilhos emocionais na audiência de uma copa do mundo. Saber aproveitar essa esteira de sentimentos que o evento traz, utilizando influencers, que naturalmente mobilizam pessoas, é possivelmente o caminho mais efetivo para humanizar e impactar uma marca dentro desse espetáculo grandioso.
No caso do “Brazil Core”, alguns influenciadores e segmentos saem na frente – caso de vestuário e moda -, por outro, os demais podem se inspirar nesse movimento de “vestir a camisa” e encontrar personagens capazes de criar conexões emocionais e ainda mais arrojadas com este público.
Quem não se lembra em outras épocas (quando a palavra influencer nem existia) onde diversos artistas fizeram sambas e canções para enaltecer a seleção canarinho e fixaram melodias e marcas na cabeça de milhões de torcedores brasileiros? O “Brasil Core” da copa pode ser muitos “brazis”, basta que cada experiência criada em torno de uma ação de marketing coloque a autenticidade em campo.
+ Notícias
Apenas 21% da Geração Z se sente representada nas publicidades, segundo LinkedIn
Atendimento aos millennials demanda respeito e adequação aos seus ideais