/
/
Marketing de influência e Copa: qual a melhor jogada?

Marketing de influência e Copa: qual a melhor jogada?

Como aplicar marketing de influência em um evento cujo foco não são os influenciadores?

Marketing e Copa do Mundo sempre dão boas análises sobre experiência do cliente com marcas. Pela ótica do marketing de influência, segundo a Nova Escola de Marketing Digital, ele possui uma abordagem diferente da tradicional – principalmente para grandes eventos.

Adotando a metodologia de utilizar pessoas para chegar até seus respectivos seguidores, o marketing de influência tem um desafio específico na copa do mundo: como aplicá-lo em um evento cujo foco não são os influenciadores?

Para Nicole Pappon, CEO da Grapa Digital, há alguns passos para serem seguidos caso as empresas desejem investir no marketing de influência durante a copa.

A pirmeiro coisa, segundo Nicole, é preciso entender que não se deve fazer um briefing com a ideia de que seja seguido à risca — a ideia pode divergir da maneira que o influenciador age, tornando óbvia a publicidade e trazendo um ar de “comercial”. Assim como a empresa, o influenciador precisa saber algumas regras básicas e informações, não fugindo do que se deve ser produzido mas trazendo autenticidade para seu trabalho.

Conheça o Mundo do CX

Assim como a empresa, o influenciador precisa saber algumas regras básicas e informações, não fugindo do que se deve ser produzido mas trazendo autenticidade para seu trabalho 

Aproveite o momento

Um exemplo prático, segundo Nicole, é o que a Grapa Digital fez no Rock in Rio. Em parceria com a Heineken, Posto Ipiranga, Youcom + Incrível e Prudential, a companhia levou alguns influenciadores para o festival em dias distintos, garantindo a cada um uma visibilidade estratégica na qual o influenciador fará sua parte de divulgação enquanto aproveita o momento, tornando tudo mais orgânico e plausível.

Porém, antes do festival, foi necessário que cada influenciador criasse conteúdos voltados à marca parceira e ao evento. Dessa forma, o público final foi apresentado aos patrocinadores e conheceu o trabalho de quem está dentro do festival.

Reforçando a estratégia utilizada, Nicole define: “Para um projeto eficaz, é necessário que a marca permaneça tranquila quanto ao trabalho orgânico do influenciador, pois é fundamental trazer um storytelling envolvendo o público dias antes do festival, garantindo assim um trabalho centrado na marca para que a empresa permaneça na cabeça dos seguidores” complementa.

Marketing de influência e Copa do Mundo

Para a Copa do Mundo, Nicole entende que através das redes sociais vemos um número grande de influenciadores engajando o público a torcer pelo país.

Essa tendência de vídeos já viralizou nas redes e fez com que surgisse a nova tendência “Brazil Core”, voltada para peças de vestuário do dia a dia com foco nas cores da bandeira do Brasil, movimentando a indústria na criação de peças para atender a essa nova demanda do mercado. “Essa e demais tendências mostram como influenciadores são potências mundiais para criação de novos comportamentos”, finaliza Nicole.

Referências e gatilhos emocionais

De fato toda essa paixão pelo futebol dispara diversos gatilhos emocionais na audiência de uma copa do mundo. Saber aproveitar essa esteira de sentimentos que o evento traz, utilizando influencers, que naturalmente mobilizam pessoas, é possivelmente o caminho mais efetivo para humanizar e impactar uma marca dentro desse espetáculo grandioso.

No caso do “Brazil Core”, alguns influenciadores e segmentos saem na frente – caso de vestuário e moda -, por outro, os demais podem se inspirar nesse movimento de “vestir a camisa” e encontrar personagens capazes de criar conexões emocionais e ainda mais arrojadas com este público.

Quem não se lembra em outras épocas (quando a palavra influencer nem existia) onde diversos artistas fizeram sambas e canções para enaltecer a seleção canarinho e fixaram melodias e marcas na cabeça de milhões de torcedores brasileiros? O “Brasil Core” da copa pode ser muitos “brazis”, basta que cada experiência criada em torno de uma ação de marketing coloque a autenticidade em campo.


+ Notícias

Apenas 21% da Geração Z se sente representada nas publicidades, segundo LinkedIn 

Atendimento aos millennials demanda respeito e adequação aos seus ideais 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]