A Black Friday 2022 está chegando. O IBEVAR, que acompanha rotineiramente as disposições de compra dos indivíduos e, de modo especial, em algumas datas em que o varejo apresenta um comportamento mais intenso fez um levantamento sobre a Black Friday deste ano.
O instituto realizou uma pesquisa sobre a Black Friday 2022 e comparou a intenção de compra do consumidor considerando uma lista de vinte e oito produtos.
Os itens observados são mais vendidos na referida data, segundo o IBEVAR. A lista inclui eletroeletrônicos, eletrodomésticos, computadores pessoais (diferentes linhas), impressoras, celulares, consoles para jogos eletrônicos, vestuário (tênis, camisetas) e drones.
Black Friday 2022 terá maior crescimento
O item com maior crescimento este ano é camisa da seleção brasileira, seguida pelos produtos mais tradicionais como forno de micro-ondas e ar-condicionado
Na comparação com 2021, a lista de produtos registrou aumento das intenções de compra para 19 e queda para apenas 9 itens. Evidentemente o item com maior crescimento este ano é a camisa da seleção brasileira, seguida pelos produtos mais tradicionais como forno de micro-ondas, ar-condicionado e também os tablets.
Deixando de fora a camisa da seleção a média de crescimento dos 18 itens restantes apresentou um aumento médio de 22%. Já os itens com redução, teve o percentual de queda de pouco mais de 11%, segundo o IBEVAR.
Os dados do IBEVAR revelam vendas maiores para 20 produtos em 2022 e queda para somente 8
A indicação positiva para o Black Friday deste ano, segundo o presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo é que se comparando as disposições de compra em 2022 com aquelas observadas em 2019, ou seja, antes da pandemia, os dados do IBEVAR revelam vendas maiores para 20 produtos em 2022 e queda para somente 8. (comparação desconsiderou-se o item camisa da seleção). “Certamente a redução da inflação, a copa do mundo e a saída da pandemia são os fatores que explicam essa projeção”, diz Felisoni.
Gastos e descontos
Ticket médio esperado nos shoppings é de R$ 229,30 e descontos oferecidos com uma média de 41%, segundo a ABRACE
Vale destacar também alguns dados da Pesquisa de Expectativas Black Friday 2022, da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), feita em todo o país, sobre o ticket médio do brasileiro para a Black Friday deste ano e a média de descontos praticados pelos varejistas de shoppings centers do país.
O ticket médio esperado nos shoppings é de R$ 229,30. Já os descontos oferecidos variam na maioria dos shoppings entre 10% a 70%, com uma média de 41%.
Para o presidente da ABRASCE, Glauco Humai, o varejo nos shoppings está em plena recuperação e há uma predisposição dos consumidores em retornarem cada vez mais aos shoppings para efetuarem suas compras e para curtirem as opções de lazer.
“Muito mais que bons números, é uma perspectiva cada vez mais sólida de um crescimento contínuo no setor. Os lojistas e empresários estão animados com o crescimento nas vendas e com o retorno da população, movimento que resulta em vendas, emprego e manutenção de investimentos no varejo brasileiro”, avalia Humani.
+ Notícias