Segundo indicador do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), divulgado hoje (4), as vendas a prazo ficaram estáveis, na comparação com outubro, com alta de 0,4%. Esse indicador sinaliza que a injeção de 13º salário e a realização da Black Friday nas lojas físicas não foram suficientes para impulsionar vendas.
O indicador é resultado das consultas para vendas parceladas e indica as vendas por meio dessa forma de pagamento e não conta as vendas feitas à vista. Além disso, também houve o efeito calendário: novembro teve menos dias do que outubro, o que desfavorece as vendas a prazo.
Apesar disso, segundo os economistas do SPC, o resultado verificado na passagem de outubro para novembro reforça o cenário de baixa e mostra que o consumidor está mais cauteloso.
“Com a confiança do consumidor em baixa e com os bancos e comércio mais criteriosos na concessão de financiamentos, é mais fraca a evolução do crédito na economia. Além disso, o apetite do consumidor para contrair novas dívidas está em desaceleração, uma vez que seus gastos e pendências já atingiram o limite”, explicou, em nota, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Na comparação anual, no entanto, houve alta, de 3,87%. O resultado supera a alta de 2,60% apresentada em novembro de 2013, mas fica abaixo da variação positiva de 8,26% registrada no mesmo mês de 2012.
Já no acumulado de 2014, a perspectiva negativa se mantém. Nos últimos 11 meses, frente ao mesmo período do ano passado, as consultas para vendas a prazo caíram 0,37%.
Segundo a economista, a retração nas vendas acumuladas do ano é consequência da economia em declínio, “influenciada principalmente pela elevação dos juros cobrados pelos credores, pela persistência da inflação no limite da meta, pelo menor crescimento da renda dos trabalhadores e pelo maior rigor na concessão de crédito”.
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