A Black Friday está chegando e existem fatores que pesam na hora de os brasileiros decidirem onde comprar. Pesquisa do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) mostra que preço é o principal fator para 78% dos pesquisados.
Mas a segurança e credibilidade também contam, segundo 44% dos entrevistados.
Quando o assunto é Black Friday, a preferência nacional, claro, continua sendo a internet. Mas as lojas físicas estão ganhando espaço na data promocional.
Leia também
Classe C é a mais engajada na Black Friday
“A Black Friday cada vez mais se consolida como um evento promocional online, já que a internet oferece possibilidades de avaliar diversas lojas quase que ao mesmo tempo, incluindo os sites das lojas já tracionais. Porém, as promoções do evento nos shoppings estão ganhando maior participação e ganhando seu espaço”, avaliou em nota Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.
“Os brasileiros também parecem estar mais seguros em realizar compras virtuais, característica que até pouco tempo atrás era predominante das lojas físicas”, completou a economista.
Leia também
44% pesquisam se descontos da Black Friday são reais
Os sites nacionais serão destino para as compras na data para 61% dos entrevistados, e os shoppings foram mencionados por 36% deles.
Entre os itens mais buscados, estão roupas (33%), os calçados (28%) e os celulares (27%). Comparando com os resultados de compras de 2014, os celulares perderam espaço (32% no ano passado) e as roupas aumentaram (26% em 2014).
Considerando somente os consumidores que irão fazer compras este ano, serão quase três produtos por pessoa e um gasto médio de R$ 1.007,00 em compras – valor com aumento significativo em relação ao ano passado, que foi de R$ 856,00.