O jogo Pokémon Go virou uma febre mundial, mesmo entre aqueles não fãs dos monstrinhos ou de videogames. Ocorre que algumas pessoas se excederam e decidiram burlar as regras do jogo. Em um comunicado em um fórum do site Reddit, a Niantic (desenvolvedora do jogo) começou a banir os caçadores que utilizam artimanhas para melhorar o desempenho, tais como scripts para realizar ações no modo automático, aplicativos como o Fake GPS (e similares), maneira nada ortodoxas para obter candies, entre outros.
O comunicado (em inglês e abaixo) para jogadores banidos diz o seguinte: “Sua conta foi finalizada. O uso de outros apps ou softwares de terceiros, incluindo mas não se limitando a scripts, apps que falsificam a localização, emuladores, softwares modificados ou não oficiais e/ou acessar clientes de Pokémon GO de forma não autorizada, é considerado trapaça”, explica o comunicado.
No Brasil, já existem relatos de banimento, inclusive de smartphones já travados. Em comunicados anteriores, a empresa já havia se manifestado sobre os “roubos” no jogo. Além da promessa da extinção da conta, a empresa afirmara que abriria espaço para contestação do banimento, caso tenha ocorrido alguma injustiça com o jogador. No site da Niantic, é possível enviar um e-mail sobre a expulsão – se o seu inglês estiver em dia.