Pesquisar
Close this search box.
/
/
Bancos reajustam tarifas em até 300% acima da inflação

Bancos reajustam tarifas em até 300% acima da inflação

Aumento maior aconteceu nos serviços prioritários, segundo pesquisa anual do Procon-SP de 2023, com aumentos que podem chegar a muito acima da inflação acumulada no ano anterior

As tarifas dos bancos brasileiros estão mais caras. O Procon comparou preços de Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander, e o relatório, produzido anualmente, mostra que o custo dos serviços prioritários e dos pacotes aumentou de 2022 a 2023.

Realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, do Procon-SP, a pesquisa coletou os preço nos sites dos bancos. Os valores são comparáveis já que as empresas usam a mesma nomenclatura nos serviços e pacotes, exigência do Banco Central para dar mais clareza de informações aos clientes.

Leia mais:
Bancos são responsáveis por ressarcir e indenizar vítimas de golpes

O Bradesco foi o campeão dos reajustes dos serviços prioritários, que englobam atividades como emissão de segunda via do cartão ou de cheque administrativo, com 28 tarifas mais caras. A anuidade básica do cartão nacional subiu de R$ 62 para R$ 76,80, um salto de 23,87%.

Depois, aparecem Santander, com 25 tarifas ajustadas, seguido por Banco do Brasil, com 24 e Caixa, com 17. Nos banco Safra e Itaú, menos tarifas mudaram, 7 e 2, respectivamente.

Entre os seis bancos, o serviço de transferência entre contas da própria instituição foi o que teve mais discrepância. No Safra, o serviço sai por R$ 1,25, enquanto no Banco do Brasil por R$ 7,40.

A inflação registrada no ano de 2022 ficou em 5,8%, um forte recuo em comparação à observada em 2021, de 10,1%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo o Ipea.

Assine a nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Outro ponto de análise do Procon-SP foram os pacotes padronizados, que se dividem nos tipos I, II, III e IV. As diferenças entre eles está na quantidade de serviços oferecidos, como número de saques, folhas de cheques e transferências TED e DOC.

Segundo a pesquisa, o valor médio aumentou em todos os pacotes. No I, o mais simples, houve um aumento de 5,49%, enquanto o II subiu 5,83%. O pacote III aumentou 6,91%.

Conheça o Mundo do CX

O maior aumento aconteceu no pacote IV, o mais completo. Em 2022, custava em média R$ 44,45, e agora o valor  subiu para R$ 47,73, o que representa uma alta de 7,37%. A maior variação foi da Caixa (27,38%), de R$ 37,80 para R$ 48,15.

Orientações ao consumidor

Segundo o Procon-SP, o consumidor precisa saber que não é obrigado a contratar esses pacotes. A recomendação é verificar se os serviço essenciais gratuitos atendem as necessidades do cliente. Todos os bancos são obrigados a oferecer esse pacote básico, que inclui dez folhas de cheque, quatro saques, dois extratos e duas transferências entre contas da própria instituição.

Outra dica é consultar se o banco oferece algum desconto nos pacotes. “A comparação de preços é fundamental para que o consumidor possa fazer sua escolha”, diz o órgão na pesquisa. “A informação deve ser clara e precisa, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor”.



+ NOTÍCIAS
Bancos são responsáveis por ressarcir e indenizar vítimas de golpes

Redução de reclamações de bancos está ligada a investimentos em tecnologia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]