Imagine um Ponto, nas empresas, que integra o atendimento presencial e a tecnologia?
Com certeza, proporciona uma experiência mais dinâmica e personalizada para o usuário, permitindo uma maior agilidade no atendimento e na resolução de problemas. Isso é fato. Sobretudo, um espaço que une tecnologia mais interação humana contribui para um ambiente colaborativo e inovador, estimulando a troca de ideias entre profissionais de diferentes áreas, o que refletirá na jornada do usuário, sem dúvida.
A consequência é que, ao combinar esses elementos, as empresas podem criar um ambiente mais atrativo, atendendo às demandas do mercado e às expectativas dos consumidores. Pensando dessa forma que o Banco do Brasil acaba de inaugurar sua nova proposta de agência bancária.
Primordialmente, a iniciativa combina atendimento presencial com tecnologia e espaço compartilhado.
O primeiro Ponto BB
A largada para a inovação foi dada no dia 27 de março de 2024. Batizada de Ponto BB, a agência Marco Zero, no Recife, foi a escolhida para receber o projeto piloto , que promoverá negócios ASG (Ambiental, Social e Governança) e o desenvolvimento social. Além da jornada diferenciada para os clientes do banco, o Ponto BB será um “ponto de encontro”, decerto como o próprio nome sugere, para pessoas físicas e jurídicas estabelecerem parcerias com empreendedores locais para compartilhamento de espaços.
Em nota, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil informa que, para entregar esse ambiente a sociedade, toda a agência foi reestruturada para exaltar a cultura pernambucana de forma multissensorial. “Em outras palavras, o espaço vai além do espaço físico, sendo um reflexo da conveniência das soluções digitais ao longo da jornada do cliente, que é colocado no centro de todas as ofertas do Banco do Brasil”.
Tarciana Medeiros, presidente do Banco, afirma que, neste mundo conectado em que vivemos, o digital transforma também a interação das pessoas com o mundo físico. Analogamente, essa é a maior importância do projeto. “Com o Ponto BB, estamos revolucionando o atendimento, dando um novo significado ao conceito de agência bancária e aprimorando a gestão da rede física do Banco do Brasil de forma única”.
Primeiro Ponto BB
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o Ponto BB apresentará um conjunto de soluções digitais, como hologramas, robôs e cabines virtuais de atendimento, além de um espaço para integração com a comunidade e realização de eventos e palestras com conteúdos relevantes ligados à cultura, tecnologia, ASG e esporte.
A escolha do Recife se deu por ser um município diversificado. Em suma, a cidade reflete a riqueza cultural e étnica do Brasil, além de ter uma grande relevância cultural e um hub tecnológico do país. A capital pernambucana se destaca por sua infinidade de associações, startups, escolas e movimentos que buscam incentivar o crescimento de profissionais e empresas locais.
O centro histórico, caracterizado pela preservação da arquitetura colonial com ênfase na história do Recife, está próximo do núcleo de gestão do Porto Digital. O propósito é que ele sirva como agente de implementação de políticas que estimulam o setor de tecnologia e a economia criativa na região.
Jornada do cliente
No .BB, a jornada do cliente proporciona um atendimento humanizado, próximo e resolutivo. Nessa experiência, os funcionários se deslocam até o cliente e apresentam todas as soluções do BB com recursos tecnológicos. Durante o atendimento, o usuário terá acesso a uma série de serviços e soluções digitais do Banco.
Outra novidade é que o ambiente terá uma arquitetura integrada à realidade regional.
A gestão do Ponto BB realizará parcerias locais com empreendedores, incentivando a economia local e colaborativa por meio do compartilhamento de espaços. Os parceiros habilitados poderão ocupar os espaços com um portfólio diferenciado de ambiência. Empresas de facilities credenciadas garantirão os padrões de ambiência, e os ambientes serão inovadoramente ocupados. Esse modelo permitirá avaliar e testar as soluções adequadas para cada contexto, descentralizando o processo de habilitação nos pontos de atendimento.
A gestão local e descentralizada permitirá agilidade e eficiência. Os parceiros receberão um conjunto de informações sobre o perfil sociodemográfico das pessoas que frequentam o local. Os interessados poderão se habilitar e terão suas propostas avaliadas, implementando em cada ponto negócios relevantes para os frequentadores.
Outros Pontos BB
O Banco do Brasil planeja inaugurar outros Pontos BB, centrados nos temas agronegócios, turismo, empreendedorismo, universitários e shopping, ao longo do ano de 2024.
Os parceiros do Ponto BB são: IPHAN, Prefeitura do Recife, Fundarpe, Recentro, Casa Zero, Porto Digital. Ademais, o projeto conta com apoio da Cesar, Accenture, Sebrae, Neurotech, A5 Solutions, Holobox e Human Robotics.
Outras empresas que fazem parte da lista de parceiros são a Leapfone, Eletromidia, Livelo, Cielo, Fundação BB, BB Seguros, BB Consórcios, BB Asset, Brasilprev. Por fim, o Ponto BB ainda conta com o suporte da Coletivo Aurora das Estrelas, Studio Massa, Skate das Minas, Aidda e Instituto Skate Cuida.