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Banco do Brasil reinventa futuro financeiro com Inteligência Artificial

Banco do Brasil reinventa futuro financeiro com Inteligência Artificial

Com IA, a instituição financeira tem transformado a educação financeira e a experiência de investimento ao proporcionar personalização e insights preditivos para clientes

A aplicação da Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma poderosa aliada na transformação de diversos setores, e a área financeira não é exceção. Especificamente no segmento da educação financeira, a IA tem desempenhado um papel crucial, proporcionando uma compreensão mais ampla e acessível dos conceitos financeiros para os clientes. No Banco do Brasil, por exemplo, a IA tem sido utilizada para aprimorar a educação financeira e auxiliar os clientes na tomada de decisões de investimento mais informadas e seguras.

No Banco do Brasil, a Inteligência Artificial tem elevada relevância estratégica em diversas frentes. No âmbito da educação financeira, a instituição tem utilizado uma série de artifícios e modelos de IA para entregar aos clientes conteúdos educacionais hiperpersonalizados, voltados à elevação da consciência financeira para controle das próprias finanças, alcance de objetivos específicos de vida, concretização de sonhos e maximização de conquistas.

Inteligência Artificial em prol dos clientes do Banco do Brasil

Dentro do Banco do Brasil, a Inteligência Artificial é uma importante ferramenta para ajudar os clientes na tomada de decisões, bem como para escolher os melhores investimentos de acordo com seus objetivos financeiros. A instituição afirma ter investido fortemente em IA para criação de valor para consumidor direcionado por dados. Por meio de análise de grandes volumes de dados e padrões de mercado, os modelos de IA viabilizam recomendações personalizadas, identificando oportunidades de investimento que correspondam ao perfil de risco e às metas de cada cliente. Exemplo disso, é o “Investir por Objetivo” (um robô advisor disponível a todos os clientes no App BB) que fornece assessoria financeira com foco no momento de vida de cada pessoa.

“Para o público PJ e MPE, o Banco tem evoluído com uso de IA para gerar insights sobre os negócios, a fim de ajudar na tomada de decisões das empresas no dia a dia e personalizar a oferta de soluções BB mais adequadas para cada perfil”, explica Rovani.

O Banco do Brasil ressalta ainda que a personalização é um dos pontos fortes da inteligência analítica e artificial no setor de investimentos. A empresa utiliza-se de modelos de personalização para ofertar seus produtos de acordo com a necessidade e perfil de risco de cada cliente. Nesse cenário, a IA pode ser ajustada para analisar o perfil financeiro de forma individual, incluindo tolerância a riscos, objetivos de investimento e horizonte temporal. Com essas informações, pode-se criar estratégias de investimento sob medida, sugerindo produtos que se alinhem com as metas, objetivos e sonhos individuais.

Neste contexto, a instituição destaca a opção “Minhas Finanças”, solução desenvolvida pelo Banco do Brasil para apoio à gestão das finanças pessoais, disponível no app para todos os clientes. Nela, é possível criar categorias de gastos para entender melhor a própria vida financeira e o que pesa no seu bolso do consumidor. Assim, o cliente poderá integrar as vantagens e possibilidades do Open Finance. Nessa solução, existe ainda a possibilidade de contar com um planejador financeiro, que ajuda a definir metas para manter controle das finanças e evitar despesas superiores ao orçamento. Além disso, a opção permite acompanhar a própria movimentação financeira de forma simples e fácil.

Já no Painel PJ, o BB oferece ao Micro e Pequeno Empreendedor um assistente financeiro que entrega recomendações preditivas baseadas nos negócios desses clientes, com alertas de textos inteligentes e insights customizados, apoiando a gestão e a tomada de decisão dos empresários. Nesse painel o cliente também pode contratar um pacote extra para saber como está seu negócio comparado aos concorrentes, além de acompanhar o perfil dos clientes e do produto.

Análise de dados, tendências e oportunidades da Inteligência Artificial no Banco do Brasil

Nos últimos anos, a revolução da IA transcendeu fronteiras e penetrou em todos os setores da economia global. No mercado financeiro, em particular, a capacidade da Inteligência Artificial para analisar vastos volumes de dados tem se destacado como uma ferramenta inestimável. A montanha de informações disponíveis, que antes poderia parecer avassaladora, agora se revela como uma mina de ouro de insights e oportunidades de investimento. A capacidade da IA de identificar padrões, prever tendências e avaliar riscos com rapidez e precisão nunca vistas tem redefinido a maneira como investidores e instituições financeiras abordam o mercado.

Nesse cenário, o Banco do Brasil tem utilizado algoritmos avançados e técnicas de aprendizado de máquina, uma vez que IA pode processar quantidades imensas de dados em tempo real, incluindo preços de ações, índices econômicos, aplicação de análise de sentimentos, usando processamento de linguagem natural, relatórios de empresas e notícias do mercado. Essa capacidade de análise permite que a IA detecte padrões complexos e faça previsões com maior grau de precisão.

“Além de identificar tendências, a IA também pode realizar análises preditivas, ajudando os investidores a anteciparem movimentos de mercado e ajustar suas estratégias de investimento. Por exemplo, a IA pode sugerir a diversificação de portfólio quando detecta potenciais riscos de mercado ou recomendar a concentração em certos ativos durante períodos de crescimento econômico. Essas recomendações podem ser personalizadas para cada cliente, levando em consideração não apenas o perfil de risco, mas também os objetivos de longo prazo e as preferências de investimento”, pontua o executivo.

Os modelos de IA voltados para monitoramento, podem acompanhar os mercados em tempo real, 24 horas e 7 dias por semana, detectando mudanças que podem afetar o desempenho do investimento. Isso inclui o rastreamento de indicadores econômicos, notícias financeiras e atualizações de desempenho de empresas, permitindo ajustes proativos nas estratégias de investimento. Com a capacidade de analisar tendências históricas e atuais, a IA pode fazer previsões sobre o comportamento futuro do mercado ajudando os investidores a se posicionarem de maneira a aproveitar oportunidades ou evitar perdas.

IA na educação financeira e pela satisfação do cliente

Ao oferecer conteúdo educacional diretamente relevante para as necessidades e objetivos individuais do cliente, os modelos de IA aumentam o engajamento e a compreensão dos conceitos financeiros. Isso não só melhora a experiência do cliente com o Banco do Brasil, mas também promove sensação de confiança e valorização, o que é essencial para a retenção de clientes a longo prazo.

Rafael Rovani reforça que, além disso, quando os clientes sentem que seus perfis financeiros são compreendidos e suas necessidades atendidas de forma personalizada, eles tendem a desenvolver uma relação mais forte e positiva com a instituição financeira. Isso leva a uma maior satisfação com os serviços oferecidos e pode resultar em uma maior disposição para explorar outros produtos e serviços do banco. Uma base de clientes mais informada pode impactar na redução da inadimplência, por exemplo.

“A personalização via IA pode transformar a maneira como os clientes interagem com seu banco, resultando em uma parceria mais profunda e duradoura. Nesse sentido, um dos objetivos estratégicos do Banco do Brasil é ter serviços voltados cada vez mais a hiperpersonalização das soluções para o cliente”, frisa o executivo.

Dentro do Banco do Brasil, modelos de Inteligência Artificial têm sido utilizados para otimizar portfólios de investimentos, de forma que contribua para que os clientes alcancem seus objetivos financeiros. A instituição financeira conta com modelos analíticos e de IA que fazem diversas segmentações dos clientes para que a empresa seja mais aderente às características e comportamentos de cada pessoa. Do mesmo modo, a Inteligência Artificial tem auxiliado o Banco do Brasil na construção de recomendações de carteiras de investimentos para uma oferta mais direcionada de produtos de investimentos mais adequados ao perfil do cliente.

Como ferramentas para autosserviço dos clientes, o Banco do Brasil oferece as já mencionadas “Investir por Objetivo”, uma aplicação para criação de portfólio de investimentos, ou seja, uma carteira de investimentos automática personalizada para o cliente; e “Minhas Finanças”, um PFM, sigla em inglês de Personal Finance Management (Gerenciador Financeiro Pessoal), que permite aos clientes gerenciar suas finanças pessoais com mais eficácia, organizando despesas, definindo metas financeiras e obtendo, de maneira unificada, uma visão geral de seus gastos.

O futuro da IA na educação financeira

Com o avanço da IA e o crescimento do Open Finance no Brasil, o Banco do Brasil prevê um futuro com integração cada vez maior da tecnologia no dia a dia dos clientes. Espera-se que a IA se torne mais sofisticada na personalização do aprendizado, de forma mais acessível e oferecendo conteúdos e recomendações que se adaptam dinamicamente aos objetivos e comportamentos financeiros dos usuários.

“No campo da tomada de decisões de investimento, a tendência é que a IA forneça análises de mercado ainda mais precisas e em tempo real, permitindo que os investidores reajam rapidamente às mudanças do mercado. Além disso, os modelos devem ajudar na identificação de oportunidades de investimento alinhadas com as preferências e metas de sustentabilidade dos clientes, refletindo uma crescente preocupação com investimentos socialmente responsáveis”, comenta Rovani.

“Por fim, e não menos importante, vislumbramos no futuro breve, que a IA conversacional e generativa se expandirá, criando experiências educacionais mais interativas e compreensíveis. Isso ajudará os usuários a entender melhor os produtos financeiros e as tendências do mercado, navegando com mais segurança pelo universo financeiro”, finaliza.

Vale lembrar que “IA na educação financeira e na escolha do melhor investimento”  será um tema abordado no evento IA+CX: a experiência do cliente potencializada pela IA Generativa.

O evento ocorrerá no dia 23 de abril de 2024, na Casa Traffô, localizada na Rua Gomes de Carvalho, 560, bairro Vila Olímpia, São Paulo/SP.

Foto: Robert Way / Shutterstock.com

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