Com uma sólida base de dados, a Boa Vista tem desenvolvido cada vez mais soluções para empresas e consumidores tomarem as melhores decisões de crédito. Com a intensa digitalização dos sistema de score, desde inadimplência a cadastro positivo e o comportamento de pagamento. Com o forte investimento em Analytics e no desenvolvimento de plataformas para atender melhor aos clientes, a Boa Vista começou a extrair melhores insights que se tornaram uma plataforma de renegociação de débitos completamente digital.
A Consumidor Moderno conversou com Dirceu Gardel, CEO do Boa Vista, sobre a evolução na análise dos dados, como esse conhecimento pode permitir mais crédito e menos endividamento, e os desafios para adequar tanta informação à Lei geral de Proteção de Dados (LGPD).
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Consumidor Moderno – Como o desenvolvimento do perfil do consumidor serve como orientador para a criação das estratégias?
Dirceu Gardel – Com essa junção de comportamentos de crédito, de base de informações e consciência analítica, a gente consegue oferecer para o mercado e até para as pessoas físicas as melhores condições pra fazer o melhor negócio, com a melhor condição e o menor risco.
O Boa Vista é desenvolveu serviços pra ajudar prospectar clientes que tenha tendência ou que estariam mais próximos de consumir um produto, seja ele um produto físico ou um serviço e até um produto financeiro.Gestor de banco de dados, infos de comportamento de crédito, vinda do cadastro positivo, nova camada de dados, comportamento das pessoas, ajuda na esteira natural do crédito. Serviços para ajudar a prospectar clientes.
Consumidor Moderno – Como o marketplace de crédito pode beneficiar os consumidores
Dirceu Gardel – Na medida que juntamos a expertise de recuperação de crédito, o Acordo Certo, nossa próxima etapa é lançar um e-commerce em que o consumidor pode entrar, validar os seus dados – hoje já existe o consumidorpositivo.com.br. Na auto consulta você descobre qual é o seu score, se há algum débito, e caso haja, já haverá o link para te mandar para a plataforma do Acordo Certo para poder renegociar, falar com o seu o seu credor. Essa ferramenta também vai permitir saber quem te consultou.
E não é só para dívidas, mas na organização da vida. Por exemplo ao renovar o seguro do carro. Ao entrar na plataforma que te informa que está no momento de renovar a apólice, e na plataforma apresentar as propostas para o consumidor escolher a que mais faz sentido, seja o melhor preço, a melhor condição, a melhor cobertura.
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Consumidor Moderno – E quais os benefícios para as empresas?
Dirceu Gardel – Além da renegociação de eventuais dívidas, as informações são estratégicas para definir abordagens e nós podemos administrar a carteira, inclusive segmentando informações que atinjam o público-alvo adequado, ou sugestões de negócio ao, por exemplo, saber a margem de consumo e poder recomendar produtos e serviços sem trazer risco de inadimplência.
Consumidor Moderno – Como adequar esse volume de informações à LGPD?
Dirceu Gardel – Nós levamos os dados de privacidade muito a sério. Todos, absolutamente todos os dados estão de acordo com o compliance e a LGPD. A Boa Vista foi a primeira empresa certificada com o 27701, a ISO específica sobre a privacidade de dados, é uma certificação internacional. Nós somos a primeira empresa brasileira de gestão de base de dados a ter essa certificação. Todos esses produtos e serviços não só são produtos com uma carga analítica de ciência analítica muito pesada, como também seguem todas os rigores da melhor análise de dados com o melhor dado com a segurança máxima aqui para não ter nenhuma informação errada ou uma exposição excessiva de pessoas e empresas.
A gente incentivou a LGPD, mas claro que a gente tem que fazer alguns ajustes, quando eu contrato um fornecedor tenho que passá-lo por um processo de certificação porque eu não posso ter um fornecedor seja de dados seja de equipamento seja de qualquer coisa que não esteja certificado. A gente sempre foi um incentivador por quê porque a gente já trabalhava com dados corretos. A lei de proteção de dados melhorou muito o mercado e a gente teve que subir a régua em processos de segurança, certificação de segurança.
Consumidor Moderno – A Boa Vista está com um produto novo, o Power Score, que tem a intenção de facilitar o acesso ao crédito e promover a bancarização. Como o produto consegue fazer essa análise?
Dirceu Gardel – A perspectiva de ampliação do acesso para público numa banca rizado que pode chegar a 32% das pessoas que recebem crédito. Desde que o Consumidor Positivo surgiu, em meados de 2010, nós o entendemos como um produto que seria um forte fator de inclusão no crédito. Porque no Brasil, tem uma parcela muito grande da população que ou não é bancarizada ou é mal bancarizada, e uma outra parcela relevante que não tem emprego formal, mas tem renda. Quando em 2019 começamos a receber não só as informações do mundo financeiro, mas também das telcos, a gente verificou que 22 milhões de pessoas, de CPFs, não têm emprego, mas pagam regularmente suas contas, de telefone, água, luz. E o mercado de crédito passou a enxergar esse público. Por isso o cadastro positivo é uma ferramenta importante de inclusão no mundo de crédito, o Power Score leva isso em consideração.
Ele é um produto híbrido porque dentre suas bases de dados tem a inadimplência, os compromissos de contas continuadas, e tanto do mundo financeiro, das telco, utilities e do varejo. Ele também tem o comportamento entre de crédito, é possível saber se o consumido foi em uma loja física comprar uma televisão ou em um e-commerce. Esse tipo de informação alimenta algoritmos e alimenta as variáveis para esse tipo de produto, que fica muito mais assertivo, seja na inclinação do consumidor, como também ela previsão se cabe ou não no orçamento dele, o que diminui muito o risco de um superendividamento, o prejuízo do consumidor e do próprio concedente de crédito.
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