Pesquisar
Close this search box.
/
/
Monitoria de qualidade fortalece cultura e satisfação na Boa Vista

Monitoria de qualidade fortalece cultura e satisfação na Boa Vista

Monitoria de qualidade se reflete em aumento da satisfação dos clientes, empoderamento das equipes e fortalecimento da cultura na Boa Vista

Um case de sucesso que associa elementos da cultura organizacional no checklist de monitoria de qualidade. Quando falamos de atendimento, é impossível não falar em atendimento mais consultivo, já que há elementos de dados para fundamentar a avaliação técnica, indica Camila Fortunato, head de Atendimento na Boa Vista, que implementou um atendimento próprio atrelado aos valores da empresa.

A Boa Vista optou por ter um atendimento próprio, mesmo em um negócio B2B, já que a relação direta da empresa é com outras empresas que servem ao consumidor final. A decisão de empoderar e engajar atendentes dentro da empresa veio com o desafio de lidar com as especificidades de um serviço de Call Center. O objetivo foi levar ao cliente da Boa Vista

Isso só foi possível graças à forte cultura organizacional da empresa, focada em valores, que incluem a valorização do trabalho em equipe, a formação continuada, a confiança no time, o incentivo à diversidade e a busca por melhores soluções.

Nesse processo, o time de People foi essencial para o sucesso da estratégia. A Boa Vista desenvolveu um robusto processo de capacitação e formação dos atendentes com indicadores próprios e monitoramento da qualidade.

Leia Mais: A importância de uma cultura organizacional forte para enfrentar os novos tempos

Parceria Boa Vista com 2 Clix

A monitoria da qualidade dentro da Boa Vista foi elaborada em uma parceria com a 2Clix, empresa fornecedora de tecnologia, para medir não só o atendente, mas também os processos. “Isso porque o analista não é um monitor de qualidade, mas um analista de canais”, explica Fortunato.

O monitoramento do atendimento foi muito além dos feedbacks tradicionais de condução e linguagem, e se voltou para a identificação do comportamento que reflete os valores de cultura da Boa Vista. Além disso, a política de treinamento constante é a principal ferramenta para a manutenção do conhecimento e sustentação do repasse dos valores da companhia aos clientes.

Conheça o Mundo do CX

Nesse processo, a Boa Vista repensou todo o seu checklist de monitoria de qualidade, para colocar os valores da cultura da empresa em cada bloco de avaliação do atendimento. A partir de então esse checklist passou a incluir a avaliação do atendente, a avaliação do processo, e acima de tudo, a escuta ativa dos clientes em relação ao atendimento.

Para acompanhar a elevação do nível de qualidade demandado ao time, essas políticas foram associadas à adoção de escalas específicas, programas motivacionais, remunerações variáveis atreladas às notas de qualidade. Isso se traduz, por exemplo, em uma bonificação de 5% sobre o valor de apuração mensal quando o atendente recebe elogios dos clientes.

Monitoria de indicadores melhoraram o CX

A monitoria da qualidade implementada pela Boa Vista se refletiu na melhora do NPS da empresa, e trouxe insights para tornar a experiência do cliente (CX) cada vez mais fluida, com o aprimoramento de processos internos a partir dessa escuta ativa dos clientes.
Quando a gente fala em CX ouve empresas falando de mapear jornadas. E a gente tem na monitoria um grande volume de insights para melhorar o CX, destaca Camila Fortunato.

Já está no ar a mais nova edição da revista Consumidor Moderno. Confira!

Esses insights sensibilizaram vários outros indicadores, especialmente de satisfação de clientes. Dentro dos quatro principais indicadores que a Boa Vista trabalha:

CSAT: Pontuação de Satisfação do Cliente: que se mantem estável em mais de 96%, o que reflete a qualificação do time de atendimento através da satisfação dos clientes

FCR: First Call Resolution, um dos indicadores considerados mais importantes dentro da Boa Vista, e reflete a autonomia dada à linha de frente na solução de problemas. A meta de 60% de resolutividade já foi atingida

Ouvidoria: a Boa Vista tem percentual 0 de reclamações na sua ouvidoria geradas por falhas ou erros operacionais de atendimento

Rejeição: o índice avalia através da escuta ativa a qualidade das demandas que não foram resolvidas no FCR e que são submetidas às demais áreas de empresa. O índice está dentro da meta, de no máximo 3%

“Eles refletem como nosso atendente está empoderado e informado: ele sabe até onde pode ir e está focado na solução”, pontua a Head de Atendimento do Boa Vista.

O absenteísmo no atendimento da Boa Vista e o baixíssimo turn over são dois os maiores motivos de orgulho para Fortunato. Isso porque a decisão de ter um atendimento próprio se fundamentou na necessidade de formação dos colaboradores, que têm em média um período de maturação e adaptação entre 6 e 9 meses.

Por isso a Boa Vista trabalhou forte na formação e na monitoria o empoderamento, o reconhecimento, de recompensa e a permanência dentro da empresa indicam que a satisfação desses clientes internos está no caminho certo.

Leia Mais: Estudo aponta os principais problemas dos consumidores no acesso ao crédito

Dados que fundamentam decisões de empresas e auxiliam consumidores

A Boa Vista, uma empresa de tecnologia analítica 100% brasileira, nascida em 2010 a partir do banco de dados do SCPC, pioneiro no país. A Boa Vista se consolidou como referência no apoio à tomada de decisões analíticas em todas as fases do ciclo do negócio, ao unificar o banco de dados negativos com a inclusão dos dados do cadastro positivo. A empresa é a precursora do Cadastro Positivo, aquele que identifica os consumidores que são bons pagadores.

Além do potente banco de dados que ajuda a fundamentar as decisões de crédito das empresas, a Boa Vista investe na educação financeira dos consumidores. O objetivo da Boa Vista sempre foi incluir os consumidores brasileiros no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas e garantir boas relações de consumo nas duas pontas.

São mais de 240 milhões de CPFs em sua base e mais de 140 bilhões de informações processadas, tanto positivas quanto negativas. A Boa Vista recebe mais de 3 bilhões de consultas de score – que indica qual é perfil financeiro do consumidor e pode ser consultado por empresas e bancos.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O que é Score

O score é um indicador do perfil financeiro do consumidor, que pode ser consultado por bancos e empresas. A pontuação vai de 0 a 1000 para indicar quais as chances de a pessoa honrar seus compromissos. O cálculo é feito a partir do histórico de crédito do consumidor no mercado, os dados de negativação e o Cadastro Positivo – que identifica os bons pagadores.

O score é importante porque é com ele que as empresas e bancos analisam se vale a pena conceder crédito a alguém. Quando maior a pontuação, melhores as chances de conseguir crédito – desde um empréstimo direto ao financiamento de um bem ou produto.


+ Notícias

Brasileiro abre Whatsapp pelo menos uma vez ao dia

Digital First, como transformar o conceito em realidade

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]