Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aviação de negócios tem cenário promissor para 2024

Aviação de negócios tem cenário promissor para 2024

O turismo de negócios tem se tornado uma força impulsora para o crescimento da aviação, o que vem desenvolvendo cidades e regiões

Algumas recentes movimentações no mercado da aviação civil no Brasil trazem os bons voos de 2023 e indicativos de que, em 2024, o setor deve confirmar sua curva de ascensão, após dois anos de forte impacto devido à pandemia. No ano passado, a Embraer entregou 43 aviões até o fim do terceiro trimestre, o que representou um aumento de 30% em comparação com o mesmo período em 2022.

Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo segmento de jatos executivos. Até setembro, a empresa contabilizou 28 novas aeronaves executivas entregues. Trata-se de um incremento de 22% na comparação com um ano antes.

Números da aviação executiva

Um negócio que está comemorando o aumento nas vendas é a americana Textron. Entre os meses de julho a setembro, ela entregou 39 jatos executivos e 38 turboélices, uma alta de 15,15% em relação ao período homólogo. As receitas da empresa totalizaram US$ 3,3 bilhões, um incremento de 10% frente a um ano antes que foi impulsionado principalmente pelo segmento de aviões privados. A consequência foi um lucro líquido de US$322 milhões no terceiro trimestre de 2023.

São Paulo Catarina Aeroporto registra crescimento em 2023

No Brasil, a JHSF Participações, administradora do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, localizado em São Roque–SP, também teve um crescimento robusto. Nesse caso, o percentual foi de 74,9% no número de movimentos de aeronaves.

Esses números do mercado animam – e muito – quem está investindo no setor da aviação. Esse é o caso de um grupo de empresas responsável pelo Antares Polo Aeronáutico. Trata-se de um novo empreendimento que está sendo construído em Aparecida de Goiânia (na grande Goiânia) e que promete ser o maior aeroporto de negócios da região Centro-Oeste.

Com aportes na casa de R$ 100 milhões, o projeto está previsto para que sua primeira fase seja entregue no fim de 2024, já com terminal de operações e pista de pouso e decolagens prontos para funcionar. À frente da novidade estão as empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e a RC Bastos Participações.

Investimentos na aviação para negócios

Rodrigo Neiva é sócio-empreendedor do Antares Polo Aeronáutico

Para Rodrigo Neiva, sócio-empreendedor e diretor comercial do Antares Polo Aeronáutico, os números apresentados pela Embraer e pela Textron demonstram que a aviação de negócios é a bola da vez dentro deste segmento. Assim, a expectativa, na visão do executivo, é que o novo empreendimento atenda o turismo empresarial, que hoje tem forte dependência dos grandes aeroportos comerciais. “Os números recentes apresentados pelo São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, sendo o primeiro voltado exclusivamente à aviação executiva, representam o quanto o cenário está positivo para a inauguração do Antares”.

Com 96% de suas obras de terraplanagem e drenagem já concluídas, o Antares Polo Aeronáutico, por sua localização geográfica no centro do Brasil, pode se tornar num hub de logística com alcance para todo o Brasil e América Latina. 

O aeroporto está sendo construído em uma área de 209 hectares, com um investimento inicial de R$ 100 milhões. O projeto passou por um processo de aprovação de aproximadamente 10 anos, cumprindo todas as regulamentações ambientais, de uso do solo e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Modernização

Outro aspecto que anima os investidores da aviação é o recente processo de modernização da regulamentação do setor, por meio do Programa Voo Simples.

Lançado em outubro de 2020 pela Anac, o programa vem reeditando normas técnicas que trazem processos de certificação mais ajustados às necessidades dos regulados. Entre as regras que merecem destaque estão a eliminação, por exemplo, de autorizações e concessões desnecessárias para a operação de novas empresas aéreas no Brasil.

Na prática, isso simplifica e racionaliza os regulamentos de serviços aéreos e suas respectivas fiscalizações.

Novidades para 2024

A mudança trará proporcionalidade de requisitos aos transportadores aéreos. Isso possibilitará que novos negócios se iniciem com uma certificação simplificada, que agrega requisitos conforme o crescimento da empresa.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]