Muito se fala sobre o momento de tecnologia no qual estamos inseridos: a crescente digitalização tem tornado a vidas pessoas cada vez mais fácil em inúmeros pontos. Um deles é a adesão da voz para comunicação com aparelhos eletrônicos: crescem os usos de ferramentas que usam a fala para pesquisas ou outras utilidades, como ocorre com os assistentes virtuais inteligentes.
Assim, se há uma constante busca e criação de novas ferramentas que usam a voz como aliada, cada vez mais também cresce a procura por locutores que deem vida a essas vozes. E embora existem por aí ótimos profissionais em busca de trabalho, conectá-los às empresas que precisam do serviço tem sido uma tarefa árdua.
Foi pensando nisso que, em 2008, a Gavy For The Brain (GFTB) nasceu. Com o objetivo de criar uma plataforma de estudo e treinamento contínuo de locução comercial, a empresa hoje oferece diversas ferramentas e cursos para o aprendizado e aperfeiçoamento dos locutores. E agora ela está também disponível para a versão em português brasileiro.
“A ideia em trazer a plataforma para o Brasil é ampliar e profissionalizar um mercado em ascensão na publicidade, no streaming e em outros segmentos como podcasts, vídeos corporativos, audiobooks, dublagem, que exigem o uso da voz profissional”, explica Regina Bittar, primeira voz usada em inteligência artificial no Brasil, conhecida como a voz do Google e da Siri.
A era da voz e a importância de dar vida a ela
Presente em mais de 30 países, a plataforma já tem mais de 55 mil inscritos no mundo. E essa marca foi atingida justamente pela possibilidade de compartilhamento do conhecimento: a GFTB também funciona como um ponto de encontro para troca de experiências e informações, visando o crescimento de todos.
A plataforma inova no Brasil por trazer ferramentas que agregam valor ao mundo da voz. Um dos exemplos é a ferramenta CRM, que fornece relatórios com gráficos e estatísticas de orçamentos e fechamentos. A GFTB também conta com o VOID, Voice Over Internet Data Base, que permite que o locutor tenha uma lista de empresas e clientes para prospectar, ao mesmo tempo que fornece um banco de dados do business da comunicação no Brasil e no Mundo.
“É uma forma de aprendizado em uma plataforma globalmente reconhecida. Conecta o profissional da voz a experiências únicas e o prepara para atuação no mercado internacional”, ressalta Vivi Kulig, locutora brasileira residente em Nova York e responsável pelo Network Internacional.
A plataforma conta, ainda, com alguns cursos — que possuem certificado — e em cada módulo o assinante deve responder a um Quiz para poder completar e seguir para próxima etapa.
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