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Autonomia é chave para empresas mais criativas, aponta estudo

Autonomia é chave para empresas mais criativas, aponta estudo

Para 69% dos profissionais brasileiros, autonomia e liberdade para testar novas ideias são benéficas para as empresas

Afinal, o que mais estimula a sua criatividade no ambiente de trabalho hoje? Uma pesquisa recente questionou centenas de profissionais de todo o Brasil e descobriu a resposta: ao menos para quase 70% dos entrevistados, a autonomia para testar novas ideias é mais importante para o fazer criativo do que metas desafiadoras, bem como o investimento em treinamentos e cursos diversos.

A constatação é da Conquer Business School, escola de negócios que, nas últimas semanas, pediu que brasileiros de todas as regiões compartilhassem detalhes de suas vidas criativas, entre os fatores que mais os estimulam profissionalmente, os obstáculos mais comuns para se exercer a própria criatividade e os impactos da habilidade em questão na própria autoestima.

Para a maior parte dos respondentes, se obstáculos como uma cultura rígida e o excesso de demandas só tendem a enfraquecer o próprio fazer criativo, a independência nas empresas (69%), a colaboração com os colegas (58%) e o acesso a tecnologias adequadas (55%), por outro lado, seriam as grandes chaves para mais criatividade no dia a dia — seja ao conduzir grandes projetos ou realizar tarefas operacionais.

Principais descobertas do estudo

  • 74% dos profissionais ouvidos se sentem criativos no trabalho atualmente;
  • 83% deles também reconhecem impactos positivos da IA na própria criatividade;
  • Autonomia (69%) e colaboração (58%) são o que mais os estimula a serem criativos profissionalmente;
  • Maiores impeditivos para um trabalho mais criativo, hoje, são o cansaço mental e esgotamento (45%)

Cansaço mental, o vilão número um da criatividade

De forma geral, algo que as experiências dos entrevistados confirmam é o quão positivamente a criatividade tende a se refletir na motivação profissional — com impactos na percepção que uma pessoa tem de si mesma, seus projetos de trabalho e a companhia da qual faz parte.

Isso porque, enquanto estudos como o Relatório State of Creative já identificavam que a exploração do potencial criativo eleva em 78% a produtividade nas empresas, o levantamento da Conquer descobriu, na verdade, como os entrevistados se sentem quando conseguem usar a criatividade profissionalmente. Para a maioria deles, aliás, os efeitos são sempre animadores, variando entre se perceber mais motivado e engajado (59%), produtivo (49%) e orgulhoso com suas atividades (34%).

O poder das IAs generativas

Mesmo que, hoje, 74% dos respondentes reconheçam exercer a criatividade no meio de trabalho frequentemente, obstáculos para uma jornada mais criativa nas empresas parecem não faltar.

Quando indagados, por exemplo, certas distrações digitais, como Instagram e WhatsApp (29%), a ausência de ferramentas (23%) e a cultura organizacional rígida (17%) apareceram entre os impeditivos mais comuns, ao lado do pior dos problemas: a sensação constante de cansaço mental ou esgotamento (45%).

Por outro lado, em um contexto no qual as Inteligências Artificiais generativas vêm sendo cada vez mais exploradas nas empresas, para a maioria dos brasileiros, seu uso também tem se convertido em mais espaço para criar: enquanto 42% deles compartilharam se sentir estimulados com tantas ideias e referências, para 41%, o ganho tem sido a automatização de tarefas simples, que permitiria mais tempo livre para criar.

Por um trabalho — e vida — mais criativos

Ora, se o que não faltam nos escritórios são fatores que impedem uma rotina mais criativa, o que então mais a incentivaria no meio corporativo segundo os brasileiros?

Essa foi uma das dúvidas compartilhadas pela Conquer com os entrevistados, que elegeram os aspectos que mais estimulam suas criatividades no trabalho hoje. Entre o acesso a diferentes ferramentas, mais tempo livre para criar e metas desafiadoras, o que mais tende a colaborar com o fazer criativo é a autonomia para testar novas ideias, citada por 69% dos respondentes.

Não apenas ela, aliás: comprovando a importância do investimento em pessoas, bem como o papel do trabalho em equipe, a colaboração e troca de ideias com colegas (58%) e o acesso a tecnologias e ferramentas adequadas (55%) também apareceram nas respostas dos entrevistados, ao lado de mais tempo livre para pensar (48%).

Para Juliana Alencar, diretora de Marketing da Conquer, nesse momento em que tantas tarefas são automatizadas dentro das empresas, investir na criatividade dos colaboradores (seja por meio de treinamentos, ferramentas ou ajustes na cultura organizacional) significa apostar em um diferencial com resultados duradouros para os mais diferentes times e negócios. “Equipes criativas tendem a ser mais estratégicas, colaborativas e atentas às evoluções do mercado, características cada vez mais demandadas atualmente. Todos saem ganhando.”

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