/
/
CM Indica: redefinindo o trabalho com produtividade e criatividade

CM Indica: redefinindo o trabalho com produtividade e criatividade

O CM indica de hoje traz dicas de como equilibrar criatividade e produtividade para transformar ideias em resultados no dia a dia profissional.

Na era das urgências constantes e do convite diário para “pensar fora da caixa”, criatividade e produtividade se tornaram habilidades indispensáveis para profissionais de todos os segmentos. Mas como equilibrar esses dois pilares e aplicá-los ao dia a dia?

No CM Indica de hoje, apresentamos duas sugestões de leitura para despertar sua mente para o novo e turbinar sua produtividade. Afinal, no mundo de hoje, quem une essas duas habilidades se destaca e se reinventa continuamente.

O Flow e a psicologia das descobertas

Foto: Objetiva.

Referência em psicologia, Mihaly Csikszentmihalyi explora no livro “Criatividade: O flow e a psicologia das descobertas e das invenções” (Objetiva) os bastidores das mentes criativas, revelando como a inovação surge da interação entre indivíduo, cultura e contexto social. Mais do que um talento inato, a criatividade é apresentada como um fenômeno coletivo e multifacetado. “As melhores ideias frequentemente vêm da interação entre a intuição, o esforço consciente e o prazer de explorar o desconhecido”, destaca o autor.

Csikszentmihalyi é conhecido por seu conceito de Flow – aquele estado mental em que estamos totalmente imersos em uma atividade, com prazer, foco e produtividade máxima. No livro, ele explica como alcançar esse estado pode potencializar o processo criativo e ajudar a transformar culturas e perspectivas.

“O estado de flow ocorre quando as pessoas estão tão envolvidas em uma atividade que nada mais parece importar; a experiência em si é tão agradável que as pessoas a farão mesmo a um custo elevado, pelo simples prazer de fazê-la”, afirma.

Além disso, o autor desmistifica conceitos populares, como o “gênio atormentado”, e apresenta uma série de fatores sobre por que indivíduos criativos podem ser mal compreendidos. Para ele, “uma ideia ou produto criativo surge da sinergia de muitas fontes, não apenas da mente de uma única pessoa”.

Produtividade no trabalho

Foto: Sextante.

Agora, se o desafio é manter o foco em meio a tantas demandas, o livro Produtividade no Trabalho“, da Harvard Business Review, é a escolha ideal. Publicado no Brasil pela Editora Sextante, este guia prático oferece estratégias e hábitos para lidar com o excesso de tarefas e melhorar a eficiência no trabalho.

Você se sente sobrecarregado ou com dificuldade de priorizar atividades? Este livro ensina fundamentos como:

  • Alinhar sua agenda às suas prioridades;
  • Evitar distrações e manter o foco;
  • Criar rotinas eficazes e realistas;
  • Aprender a dizer não de forma assertiva.

O livro é um convite para rever hábitos e adotar uma abordagem mais organizada e eficiente, mostrando que todos podem mudar a forma como trabalham e alcançar resultados melhores.

Um dos pontos fortes do livro traz exemplos reais e estudos de caso que mostram como aplicar os conceitos no dia a dia. Além disso, os autores oferecem ferramentas e métodos comprovados, como o uso de rotinas matinais, reuniões mais eficazes e o poder de delegar tarefas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]