/
/
CM Indica: redefinindo o trabalho com produtividade e criatividade

CM Indica: redefinindo o trabalho com produtividade e criatividade

O CM indica de hoje traz dicas de como equilibrar criatividade e produtividade para transformar ideias em resultados no dia a dia profissional.

Na era das urgências constantes e do convite diário para “pensar fora da caixa”, criatividade e produtividade se tornaram habilidades indispensáveis para profissionais de todos os segmentos. Mas como equilibrar esses dois pilares e aplicá-los ao dia a dia?

No CM Indica de hoje, apresentamos duas sugestões de leitura para despertar sua mente para o novo e turbinar sua produtividade. Afinal, no mundo de hoje, quem une essas duas habilidades se destaca e se reinventa continuamente.

O Flow e a psicologia das descobertas

Foto: Objetiva.

Referência em psicologia, Mihaly Csikszentmihalyi explora no livro “Criatividade: O flow e a psicologia das descobertas e das invenções” (Objetiva) os bastidores das mentes criativas, revelando como a inovação surge da interação entre indivíduo, cultura e contexto social. Mais do que um talento inato, a criatividade é apresentada como um fenômeno coletivo e multifacetado. “As melhores ideias frequentemente vêm da interação entre a intuição, o esforço consciente e o prazer de explorar o desconhecido”, destaca o autor.

Csikszentmihalyi é conhecido por seu conceito de Flow – aquele estado mental em que estamos totalmente imersos em uma atividade, com prazer, foco e produtividade máxima. No livro, ele explica como alcançar esse estado pode potencializar o processo criativo e ajudar a transformar culturas e perspectivas.

“O estado de flow ocorre quando as pessoas estão tão envolvidas em uma atividade que nada mais parece importar; a experiência em si é tão agradável que as pessoas a farão mesmo a um custo elevado, pelo simples prazer de fazê-la”, afirma.

Além disso, o autor desmistifica conceitos populares, como o “gênio atormentado”, e apresenta uma série de fatores sobre por que indivíduos criativos podem ser mal compreendidos. Para ele, “uma ideia ou produto criativo surge da sinergia de muitas fontes, não apenas da mente de uma única pessoa”.

Produtividade no trabalho

Foto: Sextante.

Agora, se o desafio é manter o foco em meio a tantas demandas, o livro Produtividade no Trabalho“, da Harvard Business Review, é a escolha ideal. Publicado no Brasil pela Editora Sextante, este guia prático oferece estratégias e hábitos para lidar com o excesso de tarefas e melhorar a eficiência no trabalho.

Você se sente sobrecarregado ou com dificuldade de priorizar atividades? Este livro ensina fundamentos como:

  • Alinhar sua agenda às suas prioridades;
  • Evitar distrações e manter o foco;
  • Criar rotinas eficazes e realistas;
  • Aprender a dizer não de forma assertiva.

O livro é um convite para rever hábitos e adotar uma abordagem mais organizada e eficiente, mostrando que todos podem mudar a forma como trabalham e alcançar resultados melhores.

Um dos pontos fortes do livro traz exemplos reais e estudos de caso que mostram como aplicar os conceitos no dia a dia. Além disso, os autores oferecem ferramentas e métodos comprovados, como o uso de rotinas matinais, reuniões mais eficazes e o poder de delegar tarefas.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]