Na era das urgências constantes e do convite diário para “pensar fora da caixa”, criatividade e produtividade se tornaram habilidades indispensáveis para profissionais de todos os segmentos. Mas como equilibrar esses dois pilares e aplicá-los ao dia a dia?
No CM Indica de hoje, apresentamos duas sugestões de leitura para despertar sua mente para o novo e turbinar sua produtividade. Afinal, no mundo de hoje, quem une essas duas habilidades se destaca e se reinventa continuamente.
O Flow e a psicologia das descobertas
Referência em psicologia, Mihaly Csikszentmihalyi explora no livro “Criatividade: O flow e a psicologia das descobertas e das invenções” (Objetiva) os bastidores das mentes criativas, revelando como a inovação surge da interação entre indivíduo, cultura e contexto social. Mais do que um talento inato, a criatividade é apresentada como um fenômeno coletivo e multifacetado. “As melhores ideias frequentemente vêm da interação entre a intuição, o esforço consciente e o prazer de explorar o desconhecido”, destaca o autor.
Csikszentmihalyi é conhecido por seu conceito de Flow – aquele estado mental em que estamos totalmente imersos em uma atividade, com prazer, foco e produtividade máxima. No livro, ele explica como alcançar esse estado pode potencializar o processo criativo e ajudar a transformar culturas e perspectivas.
“O estado de flow ocorre quando as pessoas estão tão envolvidas em uma atividade que nada mais parece importar; a experiência em si é tão agradável que as pessoas a farão mesmo a um custo elevado, pelo simples prazer de fazê-la”, afirma.
Além disso, o autor desmistifica conceitos populares, como o “gênio atormentado”, e apresenta uma série de fatores sobre por que indivíduos criativos podem ser mal compreendidos. Para ele, “uma ideia ou produto criativo surge da sinergia de muitas fontes, não apenas da mente de uma única pessoa”.
Produtividade no trabalho
Agora, se o desafio é manter o foco em meio a tantas demandas, o livro “Produtividade no Trabalho“, da Harvard Business Review, é a escolha ideal. Publicado no Brasil pela Editora Sextante, este guia prático oferece estratégias e hábitos para lidar com o excesso de tarefas e melhorar a eficiência no trabalho.
Você se sente sobrecarregado ou com dificuldade de priorizar atividades? Este livro ensina fundamentos como:
- Alinhar sua agenda às suas prioridades;
- Evitar distrações e manter o foco;
- Criar rotinas eficazes e realistas;
- Aprender a dizer não de forma assertiva.
O livro é um convite para rever hábitos e adotar uma abordagem mais organizada e eficiente, mostrando que todos podem mudar a forma como trabalham e alcançar resultados melhores.
Um dos pontos fortes do livro traz exemplos reais e estudos de caso que mostram como aplicar os conceitos no dia a dia. Além disso, os autores oferecem ferramentas e métodos comprovados, como o uso de rotinas matinais, reuniões mais eficazes e o poder de delegar tarefas.