Pesquisar
Close this search box.
/
/
Automotivação: 9 dicas para mantê-la até nos dias mais difíceis

Automotivação: 9 dicas para mantê-la até nos dias mais difíceis

Se te falta ânimo para conquistar objetivos, confira as dicas de Leila Navarro, coach e especialista em medicina comportamental, para manter a automotivação

É natural: em algum momento da vida, você vai sentir desânimo, vai colocar em xeque sua capacidade de realização e até mesmo pode culpar outras pessoas por sua situação e acreditar que seus sonhos são apenas sonhos, com poucas chances de se tornarem realidade. Se isso acontecer, ligue o sinal de alerta: você pode estar precisando de uma boa dose de automotivação.

A capacidade de buscar dentro de si motivos ou estímulos para conquistar objetivos é uma habilidade importante, seja na vida pessoal ou na vida profissional, mas funciona de maneira individual e não segue uma receita de bolo, ou seja, é preciso que cada pessoa descubra sua própria maneira de se automotivar. Apesar disso, como toda habilidade, a automotivação pode ser trabalhada e desenvolvida.

Automotivação só depende de você

Viver no piloto automático ou depositar em outras pessoas expectativas e responsabilidades por metas e objetivos que você estabelece para sua vida é um dos principais erros que podem levar ao desânimo e à frustração. Neste sentido, entender a importância de se trabalhar a automotivação é fundamental para quem busca o desenvolvimento pessoal.

“Automotivação é ter motivos para ação. É de onde a gente tira energia para tocar em frente, fazer, criar, impulsionar e até para suportar as perdas. A automotivação sempre foi uma coisa importante. Em tempos de pandemia, mais ainda”, define a palestrante motivacional Leila Navarro, coach, especialista em medicina comportamental e autora dos livros Talento Para Ser Feliz e Autocoaching de Carreira e de Vida.

A busca por profissionais com capacidade de automotivação é uma prova de que essa habilidade vem sendo cada vez mais valorizada, especialmente pelas organizações contemporâneas, que precisam lidar com os desafios do trabalho remoto e com as circunstâncias econômicas e de mercado estabelecidas pela pandemia. Porém, como bem anuncia o prefixo auto, a automotivação é uma habilidade singular, que depende exclusivamente de cada pessoa e, por esta razão, o autoconhecimento é fundamental.

“A automotivação é singular, depende de cada um. Assim como a felicidade, em que cada pessoa se sente feliz com uma coisa. Vem de dentro pra fora, não de fora pra dentro. A automotivação tem muito a ver com suas crenças, hábitos e cultura, mas também tem relação com seus hormônios, com seu estado de equilíbrio, de qualidade”, explica Leila Navarro.

Para a palestrante motivacional, o segredo para encontrar a automotivação é compreender quais são os fatores que norteiam e dão sentido à vida de uma pessoa. “Automotivação tem tudo a ver com seu norte, com seu sentido de vida, com seu porquê. Se não estiver claro o porquê você faz as coisas, o porquê você se levanta todos os dias de manhã, não tem como encontrar essa automotivação, ter energia. A automotivação vem do sentido, do propósito de vida de cada pessoa. Não tem mapa, não tem regra, não tem código pra tudo isso. É vida e vida é mistério”, pondera a especialista em medicina comportamental.

9 dicas para desenvolver a automotivação

Apesar de não existir uma fórmula mágica para descobrir qual é a automotivação de cada pessoa, algumas estratégias podem ajudar a desenvolver essa habilidade e a mantê-la sempre em alta:

1 – Tenha uma rotina

Incluir em sua rotina ‘pílulas’ diárias de coisas que te fazem bem é o primeiro passo para manter sua automotivação. “Eu, por exemplo, tenho um ritual antes de dormir. Me arrumo, coloco uma roupa confortável e, no caminho entre o banheiro e meu quarto, coloco o som de aplausos. Isso me faz extremamente bem. Do mesmo modo, quando acordo, gosto de tomar consciência do meu corpo antes de abrir os olhos: respiro fundo e sinto cada parte de mim viva. Depois, abro a janela e admiro o dia”, exemplifica a palestrante motivacional Leila Navarro.

2 – Pratique a gratidão

Fazer um balanço de suas conquistas diárias – mesmo que elas pareçam pequenas – e agradecer pelo dia vivido é outra forma de buscar a automotivação. “Reconhecer a importância de cada dia e ter gratidão pela oportunidade de viver faz a diferença e ajuda a manter a energia em alta”, destaca a autora dos livros Talento Para Ser Feliz e Autocoaching de Carreira e de Vida.

3 – Identifique seu propósito de vida e lembre-se dele diariamente

Identificar qual é o seu propósito de vida e entender o que você faz e porque você faz é um dos principais passos para manter a automotivação e lutar por seus sonhos. “Depois, escolha um objeto que te lembre diariamente deste propósito e mantenha-o sempre por perto. No meu caso, carrego em minha bolsa uma bússola, para me lembrar do meu Norte. É uma maneira de estar se mantendo conectada, focada e fortalecida no sentido de vida”, explica Leila Navarro.

4 – Reserve um tempo para refletir

Incluir momentos de reflexão no dia a dia também é uma dica para quem deseja manter a automotivação. A ideia, segundo a palestrante motivacional Leila Navarro, é sair do piloto automático e buscar tomar atitudes que fazem sentido com o propósito de vida estabelecido.
“Pode ser meditação, um exame de consciência ou qualquer coisa que ajude a se voltar para dentro e ver o que faz sentido. A automotivação a tem mais relação com sentir do que com ração. Está mais no coração do que na cabeça. Quando percebemos que estamos fazendo as coisas automaticamente, sem energia, é preciso se aquietar e ver o que faz sentido”, ensina.

5 – Lembre-se de suas conquistas

Por mais que as coisas estejam difíceis no momento, lembrar-se de tudo o que você já conquistou pode garantir o ânimo necessário para seguir adiante, lutando por seus objetivos.“Uma boa estratégia é anotar nossas conquistas em um caderno ou em outro lugar que possa consultar. Coisas com as quais você sonhou, desejou, planejou e conseguiu. Tem dias que a gente está se sentindo tão nada que é importante ter um registro, assim fica mais fácil perceber nossas conquistas”, orienta a especialista em medicina comportamental.

6 – Tenha autodisciplina

Estabeleça metas a médio e longo prazo e se esforce para conquistá-las. Para isso, vale colocar no papel tudo o que você quer alcançar e definir prazos para isso. Depois, deixe sempre visível, para que você não se esqueça. Outro ponto importante para não falhar nesta missão é estabelecer metas desafiadoras, porém, que sejam possíveis de se alcançar.

7 – Tenha autoconfiança

Pensar positivo e acreditar que você é capaz é fundamental para ter automotivação. Se você começa um projeto acreditando que não é capaz de realizá-lo, suas chances de sucesso diminuem consideravelmente. Por isso, acredite em seu potencial, lute para superar os desafios que surgirem e não se autossabote!

8 – Recompense e comemore suas conquistas

Reconhecer, comemorar e recompensar suas conquistas, mesmo que sejam pequenas, é uma excelente estratégia para elevar o ânimo e manter a automotivação. E não precisa ser nada complexo ou caro demais: pode ser um almoço em um lugar que você gosta, uma massagem ou mesmo um passeio no fim de semana.

9 – Tenha coragem

Por fim, tenha coragem para lutar pelo que você acredita e seguir em frente. “Automotivação é um motivo para a ação que vem de dentro. Coragem é agir com o coração. Ter coragem é uma conquista, não vem de graça. É uma escolha, uma decisão. É acreditar que aconteça o que acontecer eu tenho a força dentro de mim”, frisa Leila Navarro.


+ Notícias

Você tem uma rotinal matinal? Saiba por que deveria

Manter o foco também é uma questão de organização

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]