/
/
Frete caro e perdas fazem varejo olhar com carinho para click and collect

Frete caro e perdas fazem varejo olhar com carinho para click and collect

Diante do aumento dos gastos com frete, varejo vê click and collect como solução para facilitar integração dos canais e satisfação do consumidor

Entre 2011 e 2016, foram registradas quase 100 mil ocorrências de roubos de cargas, fazendo com que as perdas cheguem a 30%. O levantamento é da Fundação Dom Cabral, que também destaca o custo logístico de 11,7% da receita média das empresas. Esses números, somados ao aumento das vendas on-line, fazem com que o desafio de levar o produto até o consumidor fique ainda maior.

A pesquisa “Click and Collect – A visão dos varejistas e do shopper sobre a tendência do clique e retire”, realizada pela MindMiners e Shopper Vista, apontou ainda que, no Estado do Rio de Janeiro, a crise da segurança pública fez disparar o custo do frete em até 40% em alguns serviços de entrega de hipermercados.

Confira a nova edição da revista NOVAREJO com tudo que acontece no setor

O estudo identificou outras dores do varejo em relação aos serviços de entrega para compras on-line. E, mais do que isso, mensurou a aceitação do público em comprar on-line para retirar na loja, operação conhecida como click and collect (clique e retire). Os números da MindMiners e Shopper Vista apontam que 71% das pessoas percebem vantagem em adquirir produtos na internet para retirá-los na loja. Apenas 10% afirmam não ver vantagem nenhuma nessa modalidade de entrega.

Danielle, da MindMiners, e Sonia, da Shopper Vista, responsáveis pelo estudo sobre click and collect e sua aceitação no varejo nacional (crédito: Douglas Luccena)

O quilômetro final é apontado pelas redes de varejo como o mais caro na epopeia logística dos produtos manufaturados. Segundo Sonia Bittar, fundadora da Shopper Vista, o clique e retire tem um grande potencial de redução desses custos no sprint final. “O varejo tem uma programação de entrega para reabastecimento das lojas e a inclusão dos pedidos on-line acaba otimizando esse custo”, avalia.

Sonia alerta para os limites que a pulverização de lojas físicas traz para a ampliação das vendas on-line no varejo por conta da dificuldade de centralização dos produtos para distribuição. Ela aponta como soluções para driblar os custos logísticos: fazer parceria com outros varejistas e encurtar distâncias entre o consumidor e o produto.

Armários inteligentes na Via Varejo

A Via Varejo, braço de eletroeletrônicos do Grupo GPA, que abrange Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com, fez parceria com a rede de postos de combustível Ipiranga em São Paulo para implementação de seus primeiros lockers, armários inteligentes que recebem e guardam mercadorias até que o consumidor as retire, geralmente, por meio de um QR Code. A iniciativa é parte do programa “Retira Rápido” da Via Varejo. Além dos postos, a varejista fechou parceria com os Correios para esse tipo de serviço de entrega.

No primeiro trimestre de 2018, a modalidade “Retira Rápido” atingiu 28,4% das vendas on-line nas principais categorias da Via Varejo. Danielle Almeida, diretora de Marketing da MindMiners, aponta que a proliferação dos serviços de clique e retire vai depender muito da qualidade com a qual o varejo vai disponibilizar os produtos ao consumidor na hora em que ele for retirar no ponto físico.

Leia a matéria na íntegra e saiba mais sobre o clique e retire da Via Varejo e de outros varejistas na revista NOVAREJO.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]