O movimento dos consumidores nas lojas caiu 7,7% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Serasa Experian divulgados hoje (7).
Na comparação com outubro, a queda foi de 0,3%, já descontadas as influências sazonais – esta foi a sexta queda mensal seguida, o que mostra que a Black Friday não foi suficiente para dar um fôlego ao setor.
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No acumulado do ano até novembro, o movimento da atividade varejista apresenta queda de 0,3%. Segundo os economistas da Serasa Experian, os juros do crediário cada vez mais altos, a queda nos índices de confiança dos consumidores e o aumento das taxas de desemprego e de inflação ainda são os principais fatores pra os recuos.
Nesse contexto, alguns segmentos sofrem mais que outros: com exceção do segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, que cresceu 0,8% em novembro, na comparação com outubro, por conta da Black Friday, todos os demais setores varejistas registraram queda.
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Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas foi o segmento mais atingido, com queda de 1,6%; combustíveis e lubrificantes (-0,6%); veículos, motos e peças (-0,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,4%); e material de construção (-11,5%).
Entre janeiro a novembro, apenas o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática ainda registra expansão, de 0,9%. Os demais segmentos varejistas estão operando no negativo: veículos, motos e peças (-18,5%); combustíveis e lubrificantes (-1,4%); material de construção (-1,7%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,2%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,5%).
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