/
/
Existe atendimento certo para cada geração?

Existe atendimento certo para cada geração?

Se a Geração Z e os Millennials não atendem ao telefone, qual a menor maneira de fornecer o atendimento a eles?

Com a era omnicanal, já se sabe que cada consumidor tem uma preferência de atendimento. Há quem seja fã do telefone, há quem resolva seus problemas pelo WhatsApp e há aqueles que não descartam o envio de um tradicional e-mail. A dúvida que resta é: será que essa personalização é, de fato, individual e personalizada ou há alguma tendência entre as gerações?

Leia mais: A tecnologia por trás da excelência em CX

Ao que se sabe, os Milennials e a Geração Z estão entre os consumidores que rejeitam um dos atendimentos mais tradicionais do Brasil: o telefone. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mais de 228 milhões de celulares são ativos no país, mas poucos deles de fato o usam para realização de chamadas por voz.

Na hora de resolver um problema de atendimento, as gerações mais novas são melhor atendidas pela comunicação via internet. “É possível entender as preferências e preparar o produto mais assertivo, com o objetivo de angariar vendas e promover a satisfação do público”, explica Tiago Sanches gerente comercial da Total IP.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

Por que os jovens não atendem o telefone?

Um dos pontos de dificuldade no contato via telefone por parte das empresas é resultado principalmente das tecnologias desenvolvidas para as gerações mais jovens. Isso porque, uma vez que já não gostam de receber ligações telefônicas, uma parte considerável dos membros dessas gerações já tem em seu smartphone um aplicativo responsável pelo bloqueio de números de contact center, venda e empresas diversas.

Isso por si só já dificulta o atendimento tradicional e evidencia a necessidade de migrar parte dos canais para o meio digital — que é preferido por esse público. Segundo estudo realizado pelo Sercon, em parceria com a Qualibest, 51% dos jovens priorizam os canais de chat ao entrarem em contato com empresas e 49% preferem ser atendidos via WhatsApp. A ligação telefônica aparece até mesmo atrás do e-mail, com 43% da aprovação.

Embora não gostem desse tipo de contato, isso não significa que os jovens nunca pegam o telefone na hora de contatar uma empresa. Em casos nos quais se sentem muito distantes de um atendimento humanizado, o público normalmente migra para o telefone, sobretudo se o contato não for claro e transparente.

O protagonismo do WhatsApp no atendimento

Mas o principal motivo pela rejeição na verdade não está no telefone e sim na demora do atendimento. O estudo ressalta que um dos aspectos mais intoleráveis quando se busca o SAC de uma empresa é a linha de espera. 40% dos entrevistados destacaram a velocidade como um ponto alto de satisfação.

Vale destacar que a preferência pelo WhatsApp também está relacionada à agilidade do processo, posto que é possível manter uma conversa sem ter a plena atenção dedicada ao aplicativo, o que possibilita um atendimento mais ágil e com maior liberdade ao consumidor. “A ferramenta entrega ao indivíduo a liberdade sempre sonhada de responder quando puder”, complementa Sanches.

Dessa forma, o atendimento priorizado pelos canais digitais na verdade se mostra mais eficiente para uma geração que tem menos tempo para ser atendido pelas empresas. Enquanto mantém uma conversa pelo WhatsApp com determinada marca, os Millennials e GenZ trabalham, divertem-se, executam uma infinidade de outras tarefas — o que dá a eles uma sensação maior de envolver as empresas no cotidiano. O telefone, por outro lado, já é visto como algo que tira o tempo desse público, além de gerar uma interação humana que eles acham difícil de se ter com “estranhos”.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente


+ Notícias

Por que o WhatsApp está revolucionando o atendimento ao cliente?

Conversational CX: qual o melhor caminho para o atendimento no WhatsApp e outros canais digitais?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]