Recentemente, um artigo do The New York Times homenageou Pelé destacando seu papel na Copa de 1970, momento em que o país se tornou tricampeão do mundo e ele foi consagrado como sinônimo de excelência – não só para o futebol mundial, mas para a história do esporte.
Além do futebol espetacular, o que torna essa taça ainda mais significativa é que a vitória representa uma verdadeira reinvenção da seleção brasileira, que em 1966 foi eliminada ainda na primeira fase da competição.
Quatro anos após a derrota, o Brasil apresentou e consolidou seu futebol para o mundo, provando que a crise muitas vezes oferece momentos de clareza únicos e que se bem aproveitados geram oportunidades extraordinárias – mentalidade que todo empreendedor pode adotar em tempos de incerteza.
Mas o que acontece após a superação de uma crise além do alívio e da sensação de dever cumprido? É preciso continuar a ser excelente, afinal, momentos de sucesso são construídos diariamente.
Como manter as rédeas do seu negócio?
Assim como o Brasil fez na década de 70, sua empresa deve aprender a superar momentos críticos através de uma boa execução e mesmo após superá-los, mantê-la.
Alguns dos fenômenos que acompanhamos recentemente – uma pandemia, eleições e Copa no Catar – impactaram desde pequenas empresas a corporações multinacionais, gerando ansiedade e incertezas sem precedentes.
Um estudo da KPMG com 55 empresários de todo o Brasil descobriu que após um ano do início do lockdown, 34% dos entrevistados afirmaram que suas empresas tiveram redução de receita e lucro durante a pandemia.
Embora conflitos políticos e socioeconômicos ainda estejam acontecendo, temos pela frente um ano sem metade dos eventos que tivemos em 2022, o que torna o desafio mais administrável, porém, não mais fácil.
Como fazer com que a sua estratégia assuma o protagonismo em um ano atípico? Separei alguns insights que podem ajudá-lo a manter a consistência enquanto seu negócio evolui ao longo do caminho.
Recupere seu faturamento o mais rápido possível
Mesmo que 2023 pareça menos turbulento que o ano anterior, é natural que o impacto da crise ainda seja percebido. Por isso, entre os diversos temas que podem precisar de atenção para que o negócio se mantenha na direção certa está a recuperação da receita.
O ideal é recuperar o que foi perdido rapidamente, reinventando fontes de receita e posicionamento.
Para ter sucesso, é preciso garantir que a equipe esteja alinhada com o objetivo e trabalhando em um fluxo operacional eficaz. Além disso, utilizar o cliente como uma bússola é indispensável.
É preciso entender a proposta de valor certa, utilizar novas tecnologias para aprimorar o relacionamento e usar a criatividade para se adaptar, encontrando novas avenidas de crescimento.
Descomplique o dinheiro
Focar no caixa é um dos pilares para recuperação da receita, e quanto mais simples for, mais eficaz. Nesse sentido, olhar para o essencial diminui os riscos de surpresas negativas a médio e longo prazo. Por isso, em geral, descomplicar o dinheiro envolve ter previsibilidade de receita.
Mesmo que métricas complexas tenham sua função, o momento pede clareza e facilidade, afinal, a recuperação já inclui diversos outros desafios. Portanto, entender a real situação do lucro antes dos juros e tributos (EBIT) e antes de outros indicadores financeiros complexos, por exemplo, é fundamental.
Não restrinja sua visão
É normal que muitos empreendedores abracem o negócio de ponta a ponta, e o maior problema de um empreendedor ou líder que assume essa abordagem é que ele deixa de liderar a longo prazo para gerenciar o cotidiano, deixando seu papel estratégico em segundo plano mesmo que não perceba.
Portanto, é necessário recuar e ampliar sua visão de maneira holística, evitando a armadilha do imediatismo. Promover uma gestão direcionada é diferente de restringi-la, ou seja, mesmo que seja focada, não é limitada e garante que desafios e oportunidades sejam vistos e considerados.
Faça as perguntas certas
Focar somente nos lucros não fará sua empresa ser excepcional: é preciso colocar o cliente e suas necessidades no centro da estratégia. Embora todo negócio comece com a primeira venda, ele só será sustentável se entender o consumidor e o que fará ele continuar comprando sem buscar o concorrente.
Fazer perguntas que ajudem a entender o mercado, novos comportamentos, tendências, práticas e frameworks capazes de sustentar sua operação – agora e no futuro – pode se tornar um forte diferencial competitivo, ajudando a priorizar o planejamento estratégico sem esquecer da execução.
Investir no bem-estar é investir no desempenho
Além de desmotivar, longos períodos de trabalho intenso podem levar a tomadas de decisão precipitadas que impactam diretamente os resultados e a equipe. Portanto, garantir que a estratégia considere momentos de descompressão é essencial para promover um alto desempenho consistente.
Gerenciar um negócio é um desafio repleto de altos e baixos, por isso, manter o bem-estar é crucial para o desempenho – tanto do líder quanto do time.
Encontrar, atrair e reter talentos é essencial
A XTECH Commerce, empresa que fundei, não teria movimentado R$ 547 milhões em apenas três anos sem um bom time. Por isso, todo mundo que tem um negócio ou quer ter precisa investir na equipe.
Para construir um time fora da média, é preciso ter um olhar apurado e entender os objetivos da empresa a médio e longo prazo.
Além de olhar para fora, oferecer trilhas de desenvolvimento e capacitação para colaboradores que já estão na empresa pode ser tudo que profissionais talentosos precisam para se tornar a nova geração de líderes da empresa.
Lembre-se que manter pessoas que falam quando enxergam inconsistências e problemas no seu negócio é fundamental. Além de acrescentarem à empresa, em geral, estão super envolvidas com os resultados, olhando para o bem do negócio como um todo.
Acelere a digitalização
A digitalização possibilitou que muitos negócios sobrevivessem durante a pandemia e promete continuar decisiva nos próximos anos.
Reimaginar o negócio do ponto de vista digital é essencial. Reduzir custos operacionais, considerar novas tecnologias – IA, chatbots e omnicanalidade para aprimorar a operação, por exemplo -, acelerar a produção e entregar soluções cada vez mais personalizadas, entre outras possibilidades, irá garantir maior competitividade e estabilidade para te ajudar a se posicionar entre os líderes em seu nicho e/ou segmento.
Considere cada reviravolta como uma crise
Um recente estudo do Pacto Global da ONU e da Accenture apontou que CEOs do mundo todo estão enfrentando uma série de obstáculos – 93% dos respondentes disseram estar lidando com dez ou mais desafios simultâneos.
Entre instabilidade socioeconômica, problemas na cadeia de suprimentos e metas sustentáveis desafiadoras, só podemos ter uma coisa em mente: é preciso considerar cada reviravolta como uma crise. Isso porque crises demandam atitudes imediatas, garantindo que mesmo empresas tradicionais tenham menos aversão a risco e inovem.
Você conhece o day one? O day one é aquele dia que muda toda a história de uma empresa. Em geral, acontece várias vezes ao longo do tempo, mas alguns ganham mais destaque que outros e podem se transformar em grandes momentos de virada.
Podemos considerar que um dos day ones da seleção brasileira, por exemplo, aconteceu na copa de 70 – o futebol se aproximou da arte, Brasil se tornou Brasil e Pelé virou rei.
Qual é o day one do seu negócio? Saber se reinventar não é mais diferencial, passou a ser regra. Estar disposto a assumir riscos calculados e principalmente a agir irá definir um novo cenário empresarial: de negócios que conseguiram se adaptar, em oposição àqueles que ficaram pelo caminho.
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