O Assaí Atacadista está expandindo a cultura de inteligência de dados a todas suas lojas. Ao integrar as informações operacionais de todo o seu parque de 184 lojas em um mesmo software especializado de Business Intelligence (BI), ele coloca a escalada no ganho de eficiência como estratégia de seu plano de expansão, que visa a abertura de 28 novas lojas em 2021 e mais de 25 por ano até 2023.
Dessa forma, o Assaí vai padronizar e automatizar a organização de informações de suas lojas, de forma a diminuir eventuais divergências de informação. Com a introdução do BI, os relatórios manuais que antes levavam horas e um dia inteiro de produção passam a levar cliques e poucos minutos, o que possibilita uma análise de comportamento com base no histórico de vendas, algo imediato e mais preciso.
“Com uma gestão mais orientada a dados, poderemos entender padrões de compra por cidade, segmento, tipo de produtos, entre outros fatores, e entregar uma experiência de compra ainda mais satisfatória para os nossos clientes”, avalia Rodrigo Callisperis, diretor de TI do Assaí, ao lembrar que o atacadista já conta com tecnologia de ponta na informação. “Atualmente, os gerentes conseguem acompanhar as vendas de suas lojas em tempo real, pelo celular, o que propicia uma tomada de decisão mais rápida”, ressalta.
O Assaí já vinha trabalhando o BI com foco nas vendas da rede para a precisão dos dados. Além disso, disponibilizava-os em painéis e relatórios de indicadores. O atacadista agora segue com a disseminação do uso dos dados por outros departamentos da empresa para visar a produtividade na elaboração de relatórios analíticos.
Com taxa de crescimento anual de 28,3%, composta nos últimos seis anos, a rede registrou R$ 39,4 bilhões de receita bruta no último ano e conta com uma média de 30 milhões de clientes por mês.
+ Notícias
CEO do Assaí faz análise sobre respeito ao cliente em ano insólito
Vendas do GPA Alimentar crescem 12% impulsionadas pelo desempenho do Assaí