Pesquisar
Close this search box.
/
/
As tendências de consumo global para 2016

As tendências de consumo global para 2016

Relatório apresenta desde Gastronomia Radical até Varejo por Satélite. Veja o que há de mais inovador para os consumidores


 

O estudo ?The Future 100: Trends and Change to Watch in2016?, da JWT Intelligenc, traz análises e insights sobre as tendências mais inovadoras para o próximo ano. Neste segundo relatório anual, as 100 tendências são categorizadas em 10 seções (abaixo), incluindo Cultura, Tecnologia e Inovação, Marcas e Marketing e Estilo de Vida, e exploram desde Ironia Visual Pós-hipster e Azucrinação de Sustentabilidade até Cultura da Cannabis e Assistência Médica Holográfica.

 

?Em 2015, pudemos ver que os consumidores estão juntando os pontos em várias áreas de suas vidas, adotando uma abordagem holística em relação às marcas e ao consumo, e a expectativa é que isso se intensifique em 2016?, afirmou Lucie Greene, diretora mundial do Grupo de Inovação.

 

Segundo Lucie, Diet, beleza, bem-estar, mente, corpo, fitness, tudo isso é visto pelo consumidor como um grande ecossistema a ser preservado. ?As marcas, antes avaliadas por sua desejabilidade e seus produtos, hoje são avaliadas por seu conjunto de valores, por serem ou não inovadoras, por prometerem ou não mudar o mundo?, completa. 

 

Com as tendências e inovações continuando a mudar rapidamente, o relatório ?The Future 100? ajuda as marcas a preverem as tendências que surgeme a entenderem as mudanças culturais que inspiram essas tendências. Ao mesmo tempo, ele contextualiza a causa dessas mudanças e analisa o que isso significa para as marcas que desejam manter-se na vanguarda de tudo que é importante para consumidores informados e motivados. 

 

Veja os destaques das tendências de cada seção:

 

Cultura

Desmistificando os Tabus da Feminilidade ? Menstruação, pelos nas pernas e nas axilas, higiene da roupa íntima e vários outros tabus da feminilidade estão sendo desenterrados e colocados em evidência pela quarta onda do feminismo, pela nova mídia especializada em assuntos femininos e por uma moderna geração de heróis e blogs que dizem o que pensam.

 

Tecnologia e Inovação

Próxima Fronteira do Vale do Silício: Infraestrutura ? A infraestrutura pública surge como a última grande ambição utópica para a elite da tecnologia, com a Hyperloop Technologies levando adiante seus planos e o Google construindo infraestrutura nova para a cidade conectada.

 

Viagem e Hotelaria

Cuba ? O Mercado de turismo de Cuba deve deslanchar: os turistas estão correndo para conferir tudo que permanece da velha Cuba, ao mesmo tempo que as marcas estão competindo para chegarem primeiro nessa promessa cubana.

 

Marcas e Marketing

Neuromarketing ? Um termo em voga já há alguns anos no mundo das agências, o neuromarketing finalmente está encontrando espaço no campo da ciência, produzindo insights preditivos e realizáveis para as marcas e fazendo com que pesquisadores de mercados mais tradicionais prestem atenção.

 

Comida e Bebida

Coquetéis Inaláveis ?? Essa nova e exótica tendência dentro da cultura dos coquetéis possibilita que as pessoas absorvam o álcool através dos olhos e do sistema respiratório

 

Beleza

Sardas ? Parte do entusiasmo da moda com tudo que diz respeito aos ruivos, as sardas são um must, e com os novos produtos, os consumidores colocam sardas ondem não havia naturalmente e celebram o individualismo em toda sua glória cheia de sardas!

 

Varejo

Varejo por Satélite ?? Os varejistas estão recorrendo a dados coletados por satélites para rastrearem o tráfego dentro das lojas em tempo real.

 

Saúde

Banco Fecal ? Os consumidores agora armazenam amostras de seus ecossistemas bacterianos ? também conhecidos como material fecal ? para usarem em novos tratamentos médicos no futuro.

 

Estilo de Vida

Brinquedos que Crescem com Você ? Novos brinquedos habilitados com inteligência artificial não apenas são capazes de responder ao vocabulário, aos interesses e a diversas outras características da criança, mas também se desenvolvem junto com ela em seu crescimento.

 

Luxo

Gastronomia Radical ? As mas recentes experiências gastronômicas a seduzir os consumidores do mercado de luxo são radicais e são vividas em locais remotos, inusitados e cênicos no meio das maravilhas da natureza

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]