Pesquisar
Close this search box.
/
/
As mudanças nos investimentos do varejo resistente

As mudanças nos investimentos do varejo resistente

Com a crise, a maneira de realizar investimentos precisou se transformar. Saiba como alguns executivos buscaram meios de investir para fazer o negócio girar

Junto à crise econômica, dois outros fatores também se desencadearam: a evolução do consumidor e a restrição de investimento ao varejo. O impacto disso é perceptível com o fim dos trabalhos de algumas marcas.

“O cenário atual já era anunciado no fim de 2014. Nunca mais teremos estruturas ou condições como as do passado. Vivemos dois, três anos de ilusões baseados em estatísticas que foram por água abaixo. O grande aprendizado é não se deixar levar com tanta facilidade. Todo mundo facilitou o crescimento do crédito e depois o reprimiu”, comenta Tito Bessa, presidente da TNG.

Jae Ho Lee, CEO do Grupo Ornatus, Morana e Balonê, concorda que essa é uma crise complexa, mas diz que desde que está no varejo percebeu que as crises são cíclicas. “Começamos em 2002, com dólar a quatro reais. Nunca deixamos de realizar um projeto por causa da crise, mas precisamos rejustar algumas coisas. Sairemos arranhados, mas é bom para limpar o mercado. É o momento de estar cada vez mais próximo ao franqueado”.

Na contramão disso, está a 33E34 Shoes, um e-commerce especializado em calçados femininos de numeração pequena. Tânia Gomes, CEO da marca, conta que a loja digital nasceu em janeiro de 2015, em meio à turbulência. “A crise não interferiu na evolução do negócio, mas há curiosidade para sair dela e ver como será”.

Para citar mais um exemplo de extremos, Rafael Furlanetti, Sócio XP Investimentos, fala sobre a diferença numérica entre duas grandes varejistas. “Nos dois últimos anos, a Renner subiu 63%, enquanto isso, as ações da Hering caíram 30%”.

“A Acredito que isso seja típico da situação. A Hering não teve queda significativa para ser um case, não teve desvalorização grande. Mas ela chegou a valer mais do que a Renner. Hoje, mesmo valendo menos, ela continua crescendo, dando lucro e esse não é o resultado do varejo como um todo”, comenta Bessa.

Segundo ele, o push and pool da Renner é um diferencial, um fator decisivo entre estar vivo e estar morto.

Investimentos

O varejo utiliza muita mão de obra. Para Lee, quem fez uma boa execução na ponta, consegue obter um resultado positivo. “A execução é tudo para quem trabalha, principalmente, pessoalmente, e investimento em tecnologia para entender do que as lojas precisam”. Ele conta que 47% dos franqueados paga a vista para ter desconto.” Isso mostra que a rede está forte”.

No caso da 33E34 Shoes, o problema surge na logística, por lidar com os Correios, e a solução vem da comunicação entre varejista e consumidor. “Eu preciso entrar em contato com a minha cliente para justificar o atraso na entrega do produto. Mas quando você avisa e explica o problema, elas entendem, são compreensivas”, conta Tânia Gomes.

Bessa conta que, na TNG, a mudança foi em números de expansão. “Costumávamos expandir entre 12 lojas por ano. Comecei a fechar lojas deficitárias e substituir por lojas que eu acho que vão funcionar. É o melhor momento que uma rede de loja tem para se equilibrar”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]