Pesquisar
Close this search box.
/
/
As estratégias e os erros das marcas globais na hora de expandir

As estratégias e os erros das marcas globais na hora de expandir

Durante o WRC 2017, marcas globais falam sobre o que consideram na hora de expandir globalmente e dizem que estão de olho no mundo

Dubai (Emirados Árabes) Em tempos em que a globalização ganha novos contornos, a expansão internacional não poderia ficar de fora da pauta do varejo. Durante o WRC 2017, grandes varejistas internacionais debateram quais são os mercados mais promissores para receber investimentos. E esta é a pergunta de bilhões de dólares.
Entender e descobrir as oportunidades, mapear o comportamento dos consumidores de diferentes mercados e melhores práticas foram compartilhadas por executivos como José Maria Falache, CEO da Tous; Paul Dealoutre, presidente de Varejo da Al Futtaim (Gallerie Lafayette); Karl Bygrave, diretor da Lush e Jaume Miquel, CEO do Grupo Cortefiel, que mediou o debate.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Jaume, com seu estilo peculiar, introduziu a conversa com duas perguntas essenciais que, para ele, direcionam estratégias globais: quem tem o dinheiro? Quem tem o conhecimento? Um varejista global precisa responder a essas perguntas para conhecer o potencial do mercado e as forças competitivas a serem enfrentadas.

Parcerias locais para atuações globais

O grupo Al Futtaim representa 80 marcas e, logicamente, tem atuação global. A empresa mantém parcerias com diversas marcas globais, como Zara, Ted Baker, Ikea, para facilitar e compreender melhor os mercados globais. Paul Dealoutre, presidente de varejo do Grupo, afirma que operações internacionais dependem muito da eficiência da cadeia de valor.
Dependendo do negócio, a proposta de valor está vinculada a esta eficiência. Imagine uma rede alimentar que não consegue trazer produtos frescos todos os dias para as lojas.
Karl Bygrave, da Lush, diz que a empresa ainda tem presente toda a força criativa dos fundadores. É uma empresa que busca contratar apenas pessoas talentosas, ativistas e procura fielmente combater todo tipo de teste com cosméticos que desrespeite animais.
Há produtos na empresa que levam até 10 anos para serem desenvolvidos. O primeiro mercado internacional fora do Reino Unido é o Canadá e em segundo lugar, surpreendentemente, é a Croácia. A ideia é sempre manter operações pequenas ao redor do globo, para manter os controles. São 22 países com lojas da Lush e 16 joint ventures.
São 1000 lojas espalhadas nos diferentes mercados em que a rede atua. A produção está presente
em mais de 70 países e mais de 10 milhões de produtos são vendidos mensalmente. Nesses tempos digitais, é curioso registrar que a Lush dobrou as vendas nas lojas físicas no último ano. Um dos poucos negócios existentes que não foi afetado pelo furacão “Amazon”. Essa força derivada da exclusividade do produto é o motor da expansão global.
Ele diz que o Brasil é de longe o país onde mais se pode aprender, por ser o mercado mais difícil para a
rede no mundo.

Os erros da expansão internacional

José Maria, da Tous, falou sobre três grandes erros na expansão global: posicionamento de marca, nem sempre aquilo que a marca representa faz sentido em outra marca. Acelerar a expansão também é um risco enorme e desconhecer os hábitos dos consumidores locais é outro.
Enfrentar as instabilidades econômicas é outro desafio para a expansão internacional, na medida em que é necessário adaptar as operações para diferentes cenários. O presidente da Al Futaimm diz que o desenvolvimento do e-commerce é um grande desafio e pode forçar a empresa a fechar lojas e perder contato com seus consumidores.
Mas a era dos pure players terminou, segundo sua visão. O CEO da Tous diz que seu horizonte de expansão, considerando seu negócio, a joia, está na China e na Coreia. Bygrave diz que os consumidores
estão cada vez mais existentes, em todas as regiões, procurando informações e demandando posturas
transparentes das empresas.
Jaume Miquel finaliza afirmando que a expansão internacional é sempre uma aventura, e que a sorte, acima de todos os cuidados e competências, faz parte do jogo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]